Tibério News

O que esperar do mercado imobiliário em 2024?

Mercado imobiliário em 2024
Mercado imobiliário em 2024

O mercado imobiliário é um dos setores mais importantes da economia brasileira.  envolve a oferta e a demanda de moradias, escritórios, comércios e outros tipos de imóveis. Além disso, o mercado imobiliário influencia e é influenciado por diversos fatores econômicos, sociais e ambientais, que podem afetar o seu desempenho e as suas perspectivas.

Vem com a gente que vamos analisar algumas das tendências e expectativas para o mercado imobiliário em 2024!

 

O que esperar do mercado imobiliário em 2024?

Segundo o Boletim Focus publicado no dia 11 de dezembro, que reúne as projeções de analistas e instituições financeiras, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 1,5% em 2024 em relação a 2023. Esse cenário de recuperação econômica, após a crise da pandemia do Covid-19, deve favorecer o mercado imobiliário, que tende a se beneficiar de um aumento da renda, do emprego e da confiança dos consumidores.

Além disso, o crédito imobiliário deve continuar sendo um dos principais impulsionadores do setor, pois facilita o acesso à compra de imóveis e estimula a demanda. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume de concessões de financiamento imobiliário deve se manter em patamares positivos.

 

Quais fatores que mais aceleram o mercado imobiliário?

Taxa Selic

É a taxa básica de juros da economia, que influencia as taxas de juros dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Em 2023, o BC iniciou um ciclo de cortes na taxa Selic, que saiu de 13,75% ao ano em dezembro de 2022, para 11,75% ao ano em dezembro de 2023. A expectativa é que a taxa continue caindo em 2024, chegando a 9,25% ao ano no fim do ano, segundo o relatório da Focus publicado em 11 de dezembro de 2023.

Essa trajetória de queda da taxa Selic tende a favorecer o mercado imobiliário, pois reduz o custo do crédito imobiliário e estimula a atividade econômica.

Inflação

É o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. A inflação afeta o poder de compra dos consumidores e o custo de produção das empresas, podendo gerar desequilíbrios na economia. Em 2022, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 5,79% em dezembro. Em 2023, a inflação desacelerou e deve encerrar o ano em 5,0% (dados do BC). Para 2024, a meta de inflação é de 3%.

Uma inflação controlada é fundamental para o mercado imobiliário, pois preserva o poder de compra dos consumidores e aumenta a confiança dos agentes econômicos.

Novos hábitos de consumo

Tendências 2024 - Home Office

Tendências 2024 – Home Office

As mudanças nos padrões de consumo e nas preferências dos consumidores, influenciadas por fatores como a pandemia, a digitalização, a mobilidade e a sustentabilidade, afetam a demanda por diferentes tipos de imóveis, como residenciais, comerciais, industriais e logísticos.

Uma matéria publicada pelo G1 afirma que a pandemia acelerou a adoção do home office, do e-commerce e do delivery, o que aumentou a procura por imóveis residenciais mais amplos, confortáveis e bem localizados, e por imóveis logísticos próximos aos centros urbanos. Por outro lado, a demanda por imóveis comerciais, como escritórios e lojas, diminuiu, visto que muitas empresas optaram por fechar seus escritórios.

O mercado imobiliário precisa estar constantemente se adaptando aos novos hábitos de seus consumidores, oferecendo imóveis que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores, com soluções inovadoras e personalizadas.

Sustentabilidade e meio ambiente

Sustentabilidade no mercado imobiliário em 2024

Sustentabilidade no mercado imobiliário em 2024

A sustentabilidade e o meio ambiente são temas cada vez mais relevantes para o mercado imobiliário, pois afetam a reputação e a competitividade do setor. Segundo a matéria publicada pelo Dream Casa, os consumidores estão mais conscientes e exigentes em relação à qualidade e à origem dos produtos e serviços que consomem e isso também está se tornando um fator decisivo na hora de buscar um imóvel. A procura por empreendimentos eficientes, ecológicos e sustentáveis têm se tornado cada vez mais recorrente, atraindo muita atenção do mercado.

Os investidores também estão mais atentos aos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) das empresas e dos projetos que financiam, e cobram mais transparência e comprometimento com as boas práticas.

O mercado imobiliário precisa incorporar a sustentabilidade e o meio ambiente em suas estratégias, processos e produtos, adotando medidas como a redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso de energias renováveis, a gestão de resíduos, a certificação ambiental, a inclusão social e a governança corporativa.

Plano Diretor

O novo Plano Diretor de São Paulo, sancionado em julho de 2023 pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), é um instrumento de planejamento urbano que define as diretrizes para o desenvolvimento e o crescimento da cidade para os próximos 16 anos.

As atualizações trouxeram algumas mudanças significativas em relação ao anterior e essas mudanças têm impactos diretos e indiretos no mercado imobiliário de São Paulo, que é um dos mais dinâmicos e diversificados do país. Entre as tendências que se destacam para o mercado imobiliário em 2024, estão:

  • A valorização dos imóveis de alto padrão e de luxo, especialmente nas zonas sul e oeste da cidade, onde há maior oferta de serviços, infraestrutura e qualidade de vida;
  • A preferência pelos imóveis compactos e funcionais, especialmente nas zonas central e leste da cidade, onde há maior concentração de empregos, comércio e transporte;
  • A busca pelos imóveis adaptáveis e personalizáveis, que possam atender às diferentes necessidades e preferências dos moradores, como home office, home fitness, home theater, etc;
  • A procura pelos imóveis sustentáveis e integrados à natureza, que possam contribuir para a preservação do meio ambiente e para a redução dos custos operacionais, como energia, água, etc.

Diante dessas tendências, o mercado imobiliário de São Paulo se mostra promissor e desafiador para 2024, exigindo das incorporadoras, construtoras e corretores uma postura mais inovadora, criativa e adaptável. O novo plano diretor da cidade é um instrumento que pode facilitar ou dificultar o desenvolvimento do setor, dependendo da forma como será implementado, fiscalizado e avaliado.

 

O que esperar da taxa Selic em 2024 e o impacto dela no mercado imobiliário?

Como vimos, a taxa Selic é um dos fatores que mais aceleram o mercado imobiliário. É ela que influencia o custo e a disponibilidade do crédito imobiliário e o nível de atividade econômica.

Por conta disso, é muito importante acompanhar as projeções e as decisões do BC sobre a taxa Selic para 2024. Elas podem afetar diretamente o desempenho e as perspectivas do setor.

Segundo o Boletim Focus, a mediana das expectativas dos analistas e das instituições financeiras para a taxa Selic no fim de 2024 é de 9,25% ao ano. Isso representa uma queda de 2,5 pontos em relação ao nível atual de 11,75% ao ano, que é uma melhoria significativa no bolso de quem pretende contratar um financiamento imobiliário.

 

Por que escolher os imóveis da Tibério em 2024?

A Tibério Construtora é uma empresa com 59 anos de história e tradição. Ela atua principalmente na capital paulista, mas também possui imóveis na região do ABCD e Guarulhos.

São +155 edifícios entregues, +2 milhões de metros quadrados construídos e +23 mil unidades que dão vida a momentos inesquecíveis. Se você procura uma construtora de qualidade, com uma trajetória de solidez, pode contar com a gente.

Aqui, você encontra o imóvel dos seus sonhos, seja para morar ou investir: studios, 1,2 e 3 dorms – opção com suite e vaga. Em lançamento, em obras e prontos.

Se você quiser saber mais sobre os imóveis da Tibério Construtora, você pode visitar a página de produtos para conhecer os empreendimentos. Ou se preferir, entre em contato com um dos corretores clicando aqui.

Siga a Tibério Construtora nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mercado imobiliário.

 

empreendimentos que você pode gostar:

Link Alto da Boa Vista
Santo Amaro - São Paulo

Lançamento

Link Alto da Boa Vista

  • Studios, 1 e 2 dormitórios / 27 a 45m²
  • Opção de vaga
  • A menos de 1 minuto da Estação Alto da Boa Vista
Supremo Parque da Mooca
Mooca - São Paulo

Lançamento

Supremo Parque da Mooca

  • Studios, 1 e 2 dorms (opção de suíte) / 24m² a 48m²
  • Opção de vaga
  • A 50m da Av. Paes de Barros
Hello Santana
Santana - São Paulo

Pronto para morar

Hello Santana

  • Studios, 1 e 2 Dorms. / 27 a 40 m²
  • A 250m da Engenheiro x Conselheiro
Prisma Pinheiros
Pinheiros - São Paulo

Em Construção

Prisma Pinheiros

  • Studio e 1 Dorm. / 25 a 31m²
  • Entre as ruas Cardeal e Oscar Freire