Dicas e Mercado

O que é a taxa de condomínio e como esse valor é calculado?

Entenda como é calculado o valor do condomínio
Entenda como é calculado o valor do condomínio

Na taxa estão inclusas as despesas mensais do condomínio, não implicando na geração de lucros, apenas na arrecadação para pagamento dos gastos. Assim, o valor do condomínio está previsto por lei e deve ser pago por todos os condôminos. Caso contrário, o condomínio pode aplicar juros e multas, além da possibilidade de negativação do nome, execução judicial e até o leilão do imóvel. 

O que está incluso no valor do condomínio?

É possível dividir o valor do condomínio em 2 grupos: gastos ordinários e extraordinários. As despesas ordinárias são as necessárias para o funcionamento do condomínio, como salários dos funcionários, contas de água e luz, IPTU, manutenção de equipamentos, etc.

Enquanto as extraordinárias o são as que não se enquadram como gastos básicos. Isto é, fundo de reserva, fundo de obra, reformas, decoração, instalação de novos equipamentos, etc.

Com isso, quase 55% das despesas são ligadas com a folha de pagamento dos funcionários, incluindo salários e horas extras. Os gastos com água correspondem em torno de 20% do valor total, as despesas com energia elétrica representam 10%, despesas administrativas 5% e o restante seriam de gastos extraordinários.

Entenda como realizar o cálculo do valor do condomínio

Entenda como realizar o cálculo do valor do condomínio

Como é feito o cálculo do valor do condomínio?

O cálculo do valor do condomínio é na verdade bem simples. De acordo com Código Civil Brasileiro, é necessário reunir todas as despesas e dividir pela quantidade de unidades ou pela fração ideal.

Se os condôminos optarem pela divisão por unidades, todos pagam o mesmo valor. Já na opção de fração ideal, o valor do condomínio é proporcional à metragem de cada imóvel.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como é realizado o cálculo do condomínio, que tal dar uma olhada em alguns dos nossos empreendimentos? Você vai se surpreender com os apartamentos Tibério.

empreendimentos que você pode gostar:

Link Alto da Boa Vista
Santo Amaro - São Paulo

Lançamento

Link Alto da Boa Vista

  • Studios, 1 e 2 dormitórios / 27 a 45m²
  • Opção de vaga
  • A menos de 1 minuto da Estação Alto da Boa Vista
Supremo Parque da Mooca
Mooca - São Paulo

Lançamento

Supremo Parque da Mooca

  • Studios, 1 e 2 dorms (opção de suíte) / 24m² a 48m²
  • Opção de vaga
  • A 50m da Av. Paes de Barros
Blend Saúde
Saúde - São Paulo

Em Construção

Blend Saúde

  • 1 e 2 Dorms. / 30 a 42 m²
  • Opção com vaga
  • A 500m da Estação Saúde
Jump Tatuapé
Tatuapé - São Paulo

Em Construção

Jump Tatuapé

  • Studio, 1 e 2 Dorms. / 25 m² a 42 m²
  • A 550m da Estação Tatuapé