Como um imóvel pode gerar rendimentos para você e sua família

0

O investimento em imóveis é, tradicionalmente, um dos mais seguros e lucrativos, especialmente em momentos de instabilidade.

Até mesmo investidores de aplicações financeiras de alto risco diversificam sua carteira com a aquisição de imóveis.

Afinal, todos precisam de um local para morar. Além disso, este tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser confiscado pelo governo como a poupança. 

Renda passiva

Um imóvel é uma das formas mais conservadoras de gerar renda passiva, ou seja, ter um rendimento sem um esforço ou dedicação de tempo.

A locação de imóveis é um serviço que sempre terá cliente, pois todo mundo precisa ter um local para morar com sua família. Em contrapartida, nem todos têm condições de comprar uma casa própria.  

Muitos estão em um momento de mudança na vida e não estão com o foco de tomar decisões a longo prazo, sendo o aluguel a melhor opção.

Uma outra tendência na sociedade atual é que jovens estão adiando os planos de construir suas famílias, mas querem ter seu espaço durante essa fase de transição.

Valorização dos imóveis

Assim, há uma grande demanda também para solteiros e jovens casais sem filhos por imóveis mais compactos. Este perfil de locatário ampliou ainda mais a busca por aluguel. 

Atualmente, existem ainda possibilidades diferentes de locação. Plataformas de compartilhamento de imóveis como o airbnb consolidam-se como uma tendência, especialmente em regiões centralizadas e de fácil acesso.

A locação por diária proporciona um rendimento ainda maior que o aluguel fixo, podendo dobrar os recebimentos.

Considerando o atual cenário, o momento se torna ainda mais propício ao investimento em imóveis para geração de renda, visto que as taxas de juros para financiamento imobiliário estão bastante atrativas.

Saiba mais:

5 Motivos para comprar um imóvel na pandemia

Pandemia cria novas necessidades e valoriza mercado residencial

Seu imóvel pode então gerar rendimentos para você e sua família através da renda passiva por alguns motivos:

  1. Há um alto índice de pessoas que não possui a casa própria
  • Muitos estão em momentos de transição e não vão se firmar por muito tempo em um mesmo local
  • Uma tendência no mercado são solteiros e jovens casais que buscam seu espaço temporariamente.
  • Plataformas de compartilhamento de imóveis têm crescido e se consolidado.

Valorização

O mercado funciona de acordo com a lei da oferta e demanda. Quanto maior a demanda, mais valorizada é a oferta.

Considerando que algumas regiões mais demandadas já estão com suas áreas esgotadas, totalmente exploradas pelo mercado imobiliário, empreendimentos adquiridos hoje nestes locais serão um tesouro no futuro, quando a oferta for ainda mais escassa.

Por isso, na hora de escolher um imóvel para investir, tanto para gerar renda como para revender e ganhar com a valorização, considere regiões com potencial de crescimento ou que já sejam consolidadas como grandes centros.

Um imóvel, desde que bem escolhido, é um investimento com potencial de valorização garantido.

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios das metrópoles, por isso, regiões de fácil acesso, com linhas de metro e transporte público próximos, são mais procuradas e tendem a ser cada vez mais valorizadas.

O fácil acesso a comércio, mercados, escolas e universidades, hospitais, centros médicos, entre outras necessidades do dia a dia, principalmente se tudo puder ser feito a pé, é um item bastante relevante em uma decisão de investimento, seja para compra ou locação.

Quem tem a possibilidade de investir em imóveis nestas regiões com grande potencial, irá, com certeza, ampliar o valor de seu patrimônio. O mercado imobiliário tem se mostrado como um dos segmentos que mais valorizam a médio e longo prazo.

Na última década, por exemplo, os imóveis tiveram um incremento de mais de 300%, números que variam de acordo com a região.

É importante também estar atendo às novas necessidades do mercado. Imóveis antigos geralmente não atendem mais à grande parte da demanda. A configuração das plantas se modificou bastante, pois o setor imobiliário se adapta às novas tendências.

Um exemplo são os apartamentos com grande metragem, mas sem suíte e varanda gourmet. Hoje a procura é por imóveis mais compactos que oferecem opções de lazer e comodidade dentro do próprio empreendimento.

Em resumo, ao buscar um imóvel para gerar rendimentos para você e sua família analise alguns itens que garantem seu potencial de valorização:

  1. Dê preferência para áreas bastante demandadas ou com alto potencial de crescimento.
  • Escolha localizações com boa mobilidade, próximas às principais vias e com fácil acesso ao transporte público.
  • Imóveis pertos de comércio e serviços, como escolas, universidades e hospitais, serão certamente mais demandados.
  • Priorize imóveis novos que estão adaptados às novas necessidades do público.

Leia também:

Descubra 9 fatores que contribuem para a valorização do seu apartamento

Geração de patrimônio

O investimento em imóveis, além de ser um dos mais seguros, é uma das formas de guardar dinheiro mais garantidas para quem não têm um controle financeiro.

Poucas pessoas possuem disciplina para guardar dinheiro. Sendo assim, o pagamento de um imóvel destina um valor mensal para a formação de um patrimônio que dificilmente seria possível sem foco.

Aplicações financeiras também podem facilmente ser resgatadas, sendo uma tentação aos que não são tão regrados quantos aos seus objetivos financeiros, pois não poderão facilmente vender o imóvel.

Apesar de parecer um ponto negativo para alguns, para a maioria das pessoas é certamente uma garantia de preservação do patrimônio. Os números de endividados mostram que o brasileiro, em sua maioria, não possui essa disciplina. A formação de um patrimônio é também uma garantia para os herdeiros. 

Essas foram nossas dicas de como um imóvel pode gerar rendimentos para você e sua família. Se gostou compartilhe em suas redes e confira mais em nosso blog e instagram.

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: