Dicas

6 dicas para sair do aluguel e ter seu próprio apartamento

Sair do aluguel e ter um imóvel próprio é o sonho de grande parte dos brasileiros. Essa conquista pode se tornar realidade antes do que imaginava.

Confira, a seguir, algumas dicas para te ajudar a tornar viável trocar o gasto mensal de uma locação pelo investimento em imóvel e tomar essa importante decisão de sair do aluguel.

1- Transforme o aluguel em parcela do imóvel

O gasto mensal com aluguel pode ser transferido para o pagamento da parcela de um imóvel próprio. Assim, este dinheiro será revertido em patrimônio.

Como as prestações do financiamento são decrescentes, em pouco tempo seu valor se iguala ao aluguel. Assim, o esforço maior será apenas n início.

Leia também:

Quais os documentos necessários para solicitar um financiamento

No que ficar atento para assinar o contrato de compra de um imóvel

Como melhorar o score para conseguir boas condições de financiamento

2- Monte um planejamento financeiro

Às vezes temos algumas despesas desnecessárias que podem ser cortadas para que estes recursos sejam direcionados a algo mais concreto. Anote tudo que entrar e sair para que possa ter clareza sobre quais despesas podem ser repensadas.

O esforço maior será no início, pois com o tempo terá apenas uma parcela equivalente ao aluguel. Assim, em poucos anos, irá liberar parte do orçamento para a realização de outros projetos.

Outra alternativa é buscar fontes de renda extra. A dedicação, sem dúvida, vale a pena, pois todo o dinheiro empregado retornará na construção de um patrimônio, te possibilitando finalmente sair do aluguel e ter a segurança de uma moradia própria.

3- Utilize seu FGTS na entrada

Os bancos financiam até 90% do valor do imóvel, possibilitando que a entrada seja bem pequena. E você pode usar, como parte da entrada, seu saldo do FGTS e de até três pessoas, que não precisam ter parentesco, desde que sejam também adquirentes do imóvel.

O FGTS pode ainda ser utilizado para amortização do saldo devedor a cada dois anos ou para diminuir em até 80% o valor das parcelas nos 12 meses consecutivos.

4- Invista rendimentos extras

Fim de ano é o momento, para muitas pessoas, de receber alguns rendimentos extras, seja 13º, férias ou bonificações como PLR (Participação nos Lucros ou Resultados).

Este dinheiro pode ser o valor que falta para inteirar o FGTS e outros recursos e uma motivação para você sair do aluguel.

5- Considere fazer uma troca de bens para sair do aluguel

Se mesmo com seu FGTS e planejamento financeiro não conseguir todo valor da entrada, repense alguns bens como veículos, se são realmente necessários em sua rotina ou transfira seus recursos para um patrimônio mais seguro que valoriza ao invés de perder valor com o tempo.

Muitos empreendimentos estão bem localizados com fácil acesso ao metrô. Se você aderiu ao home office, uma tendência no mercado, talvez também possa dispensar o uso do carro, uma decisão que pode fazer você finalmente sair do aluguel.

6- Repense o perfil do imóvel

Se ainda assim a conta não fecha, considere trocar um apartamento maior no qual você vive de aluguel, por um imóvel de menor valor, mas que será seu.

A criatividade na decoração permite viver confortavelmente em locais compactos.

Nossas dicas te ajudaram a ter novas ideias? Então compartilhe e confira as oportunidades da Tibério.

empreendimentos que você pode gostar:

Blend Saúde
Saúde - São Paulo

Em Construção

Blend Saúde

  • 1 e 2 Dorms. / 30 a 42 m²
  • Opção com vaga
  • A 500m da Estação Saúde
Hype Vila Mariana
Vila Mariana - São Paulo

Em Construção

Hype Vila Mariana

  • Studio, 1 e 2 dorms. / 27 a 37 m²
  • 550m da estação Ana Rosa
Infini Vila Mariana
Vila Mariana - São Paulo

Pronto para morar

Infini Vila Mariana

  • Studios / 27 a 31m²
  • A 300 metros da Estação Ana Rosa
Constantino Campo Belo
Campo Belo - São Paulo

Pronto para morar

Constantino Campo Belo

  • Studio, 2 e 3 Dorms. / 24 a 70m²
  • Opção de vaga