Como melhorar o score para conseguir boas condições de financiamento

Como melhorar o score para conseguir boas condições de financiamento

Última atualização há 1 ano.

Se você está tentando adquirir crédito e não consegue obter a aprovação do banco mesmo após verificar que não tem pendências no seu nome, sabia que o problema pode estar no seu “score de crédito”?

O score é uma pontuação que todo consumidor com CPF ativo tem e serve para indicar seu risco de inadimplência. Pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados são os critérios utilizados para mensurar essa estatística.

Quanto maior a numeração, mais chances o consumidor tem de obter melhores oportunidades. Cada empresa responsável pelo cálculo pode usar parâmetros diferentes dos citados para aprovar serviços diversos, como financiamento bancário, crediário de loja ou até mesmo um novo cartão de crédito.

O que é uma boa pontuação

O Serasa determina que, basicamente, quanto mais alto seu score, maiores as chances de você honrar seus compromissos financeiros. Com uma boa pontuação, o mercado de crédito, bancos e empresas do ramo, ficam mais propensos a conceder crédito. O score do consumidor é um sistema que se mostra eficaz e tem sido usado em diversos países, nas grandes economias do mundo.

Como esse cálculo é feito

O cálculo do score é feito com base em estudos do comportamento histórico de vários grupos de pessoas com perfis financeiros semelhantes entre si. Isso significa que existem pontuações padrões, e não personalizadas. Sua pontuação será a mesma do grupo que se assemelha ao seu perfil. Vale destacar que os pagamentos e inadimplências têm pesos diferentes e dependerá do grupo de perfil financeiro que você está inserido.

A pontuação vai de 0 a 1000 pontos. Até 300 pontos existe um alto risco de inadimplência. O risco torna-se médio quando a pontuação está entre 300 e 700. Acima de 700 pontos as empresas identificam que o risco de você não pagar suas dívidas é baixo.

O que pode diminuir o seu score?

O seu score diminui quando você possui débitos em atraso (ou teve, nos últimos cinco anos), tem alta procura por empréstimos em curto período, está com o nome negativado, não tem histórico financeiro, entre outros.

Como melhorar o seu score para conseguir melhores condições de financiamento | Tibério Construtora
Fonte: Pinterest

Dicas de como aumentar a sua pontuação

Existem algumas dicas básicas de como aumentar o seu score e melhorar suas condições de financiamento:

  • Limpar seu nome é o primeiro passo (caso esteja negativado);
  • Mantenha seus dados atualizados no sistema de consulta;
  • Pague suas contas em dia;
  • Se perceber que não conseguirá pagar algo, converse com o credor para negociar os prazos e evitar ficar com o nome sujo;
  • Caso tenha dívidas, pague todas ou renegocie o mais rápido possível;
  • Faça um planejamento financeiro;
  • Faça consultas periódicas ao seu CPF para ter certeza de que não foi vítima de alguma fraude;
  • Tenha histórico financeiro (conta bancária, conta de luz ou água no seu nome).

É importante lembrar que algumas empresas podem conceder créditos até mesmo para quem possui uma pontuação baixa, pois cada uma tem sua política. Mas, se você quer garantir boas condições de financiamento para adquirir o desejado apartamento, é válido atentar-se à essas dicas.

Continua após os anúncios

Tem como corrigir um histórico de atrasos?

O histórico financeiro fica visível para as empresas e birôs de crédito (empresas que possuem um banco de dados de pagamento de contas, como Serasa e Boa Vista SCPC) que fizerem a consulta, independente de quanto tempo passe. Após cinco anos a dívida com bancos e cartões de crédito “caduca”, termo usado para afirmar que ela simplesmente não vai aparecer mais nas consultas, mas continuará existindo e precisa ser paga, comprometendo seu score. Assim, para melhorar sua pontuação, é importante quitar todos os seus débitos, independentemente do tempo de dívida.

Serasa Limpa Nome

Se você tem dívidas negativadas ou atrasadas, é possível fazer acordos online com as empresas através da plataforma Serasa Limpa Nome. Acesse o site, entre com seu CPF e faça o cadastro com os dados necessários. Após isso, confirme a conta através do e-mail ou telefone celular.

Depois de entrar na conta, a página inicial já mostra as dívidas pendentes disponíveis para renegociação. Essa negociação online só está disponível com grandes empresas parceiras do Serasa, como bancos, lojas de varejo e operadoras telefônicas.

Cadastro positivo

O Cadastro Positivo é outra forma de armazenar e mensurar informações financeiras, como se fosse um histórico. Ele foi criado para mostrar como os compromissos relacionados à contratação de crédito estão sendo pagos, como financiamentos, crediários e empréstimos.

Nesse histórico constam quantidades e valores de parcelamentos e até a pontualidade e o comportamento demonstrados pelo consumidor na hora de fazer o pagamento. Algumas contas também entram para essa avaliação, como luz, água, telefone e gás. Dessa maneira, estando incluído no Cadastro Positivo, você pode desenvolver um histórico de bom pagador desde que tenha um planejamento sólido e não fique inadimplente.

Continua após os anúncios

No Cadastro Positivo é possível revisar suas informações a qualquer momento, gratuitamente. Você também pode contatar o suporte caso encontre alguma inconsistência no seu histórico, seja para fazer uma revisão ou cancelar o serviço.

Score para quem tem empresas

O Serasa Score funciona tanto para CPF quanto para CNPJ. Os empreendimentos também têm histórico financeiro e determinada pontuação, informações importantes para monitorar a situação da sua empresa ou consultar outras com as quais pretende fazer negócio. Além disso, o empreendedor poderá saber como o mercado avalia a empresa e aumentar as chances de conseguir crédito.

Tibério Construtora

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

2 comentários sobre “Como melhorar o score para conseguir boas condições de financiamento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: