Como comprar

Checklist: O que fazer antes de comprar um apartamento?

Quem não sonha em encontrar um lar que seja a sua cara para chamar de seu próprio cantinho? A perspectiva de longe pode ser simples, mas conforme a lupa chega próxima a esse sonho, mais e mais detalhes aparecem. A resposta para isso é fácil: A compra de um apartamento não é uma escolha simples e, para que seja um negócio bem sucedido, é preciso pesquisa.

Pode parecer cansativo, mas não se preocupe! Pensando nisso, reunimos os tópicos mais importantes para te guiar e ajudar a completar essa checklist para encontrar o apartamento dos seus sonhos!

 

O que vem primeiro? Estabeleça prioridades

O primeiro tópico a ser levado em consideração envolve suas prioridades no dia a dia. Esse é o primeiro passo, e deve ser dado com cautela para que os próximos também deem certo. É preciso ser realista quanto suas necessidades, para que o imóvel possa supri-las e aumentar sua qualidade de vida.

Por exemplo, se o seu local de trabalho for longe, provavelmente precisará de uma estação próxima a você. Caso não seja possível, é válido procurar por ao menos um ponto de ônibus próximo para as atividades do dia a dia. Outro ponto válido é: Você tem filhos, ou pretende ter? Esse é um bom questionamento para estabelecer a quantidade ideal de dormitórios.

 

Estilo de vida = qualidade de vida?

Depois de estabelecer prioridades, é hora de dissecar sua rotina e preferências, é aqui que entra seu estilo de vida! Se você tiver carro, é importante que o edifício possua vaga(s) de garagem, então se certifique de checar a informação antes de pensar em visita-lo. Pode ser que a vaga te custe um pouco mais na hora de fechar negócio, então é vital saber disso.

Caso tenha (ou planeje ter) filhos, também vale confirmar se o condomínio possui brinquedoteca e outras áreas comuns infantis, como quadra e playground.

O mesmo vale para pets. Desde 2019, passou a ser contra a lei a proibição de bichinhos que não apresentem risco à segurança, higiene, saúde e/ou sossego dos demais moradores em condomínios, mas é sempre válido checar se o empreendimento possui espaços exclusivos para pets, como lavatórios e jardins.

 

Leia mais: 7 dicas para pets mais saudáveis e felizes

 

Anotou tudo? Agora é hora de começar a procurar!

Agora que você já sabe o que quer em seu lar ideal, é hora de tirar o sonho do papel e começar a procurar. E aqui vai a dica de ouro: Logo de início, o melhor critério para sua busca é a localização.

Ela possui grande importância aqui em combinação ao estilo de vida. Por exemplo, se o morador tiver o hábito de sair para restaurantes, festas e bares, vale procurar seu lar em um bairro mais movimentado. Já para o morador mais caseiro, que prefere mais tranquilidade, os bairros mais residenciais pode ser uma boa pedida. Acredite, existem diversas opções para todos os estilos de vida!

É claro que sempre existem exceções, mas bairros mais urbanos e movimentados, próximos à avenidas, costumam ser lar de apartamentos menores, com no máximo 2 dormitórios. A metragem deles costuma ser de 30m² até 45m². Também são encontrados muitos studios nessas áreas, muitas vezes no mesmo prédio!

Já os bairros residenciais costumam ser mais antigos e, por isso, lar de condomínios maiores. Neles, você encontra mais comércios independentes, muitas vezes passados por gerações.

 

Leia mais: Apartamentos Compactos: vale a pena comprar?

 

Encontrou um apartamento? Então comece a estudar

Após a busca começar a dar resultados e você encontrar apartamentos que se encaixem no perfil do lar que você procura é hora de começar a estudá-los. Para isso, procure por corretores especialistas para conhecer o empreendimento e entender como ele funciona.

Apesar de ser compreensível a ansiedade de encontrar um potencial futuro lar, é importante que essa etapa seja levada com calma e paciência. Converse com o responsável pela venda quantas vezes achar necessário e não deixe de tirar nenhuma dúvida. Afinal, é de seu futuro lar que estamos falando.

Aqui também é onde entram em jogo as condições de pagamento. Tente negociar valores que caibam em seu bolso, para manter sua qualidade de vida. Do pagamento a vista ao financiamento, estude e converse com seu corretor até chegar a um bom lugar para ambas as partes.

 

Leia mais: Como funciona o financiamento do imóvel (passo a passo)

 

Estamos quase lá!

Encontrou um apartamento que parece ser perfeito para o que procura? Então se prepare para mergulhar ainda mais a fundo e conhecer o condomínio. Caso o imóvel esteja pronto, nessa fase, o corretor pode te levar para conhecer o condomínio para você conhecer ainda melhor seu futuro lar.

Para não ficar nenhuma dúvida, vale checar novamente com ele se sua rotina e preferências se encaixam na descrição do produto a ser comprado. Peça para conhecer as áreas comuns, como piscina e salão de festas (se houver) e pergunte sobre o convívio entre moradores do condomínio.

 

Encontre mais dicas em nossas redes sociais

Novos formatos de empreendimentos são lançados frequentemente, e  você pode ficar por dentro de todos eles nos acompanhando em nossas redes sociais. Nos siga no Instagram, LinkedIn e TikTok em @tiberioconstrutora!