As funções de um corretor de imóveis

4

A compra da casa própria é o sonho da maioria das pessoas e requer certo planejamento. Tudo isso para proporcionar um ambiente saudável para a sua família e desfrutar do merecido conforto. O corretor de imóveis serve para te auxiliar nessa decisão.

Por ser uma grande aquisição, existem alguns processos que precisam ser cumpridos entre a procura pelo imóvel ideal e o momento de fechar negócio.

correto-chaver

O corretor é um profissional com título de técnico em transações imobiliárias, registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Sua função consiste em realizar a intermediação imobiliária entre o comprador e o vendedor, fazendo com que a transação ocorra da melhor forma para ambos.

Funções do corretor de imóveis

Confira agora as principais funções de um corretor de imóveis.corretor

Intermediação

O corretor atua como um negociador que facilita o processo de compra e venda de um apartamento ou casa.
Em uma negociação imobiliária, o comprador busca fazer o melhor negócio e cabe ao corretor apresentar as opções que atendem as necessidades do seu cliente.. Sendo assim, o profissional deve realizar a negociação de forma neutra, encontrando um valor ou condição que esteja dentro da realidade financeira do comprador.

Avaliar e informar

Também é função desse profissional informar o comprador sobre os principais aspectos do imóvel, atuando como um negociador e profissional de consulta.
Sendo assim, é uma tarefa do corretor deixar o consumidor ciente das características do imóvel e do bairro. Ou seja, ele pode dar um parâmetro sobre o estado e a qualidade da residência, se a região tende a se valorizar e quais comércios e serviços são oferecidos na região.

corretora

Documentações

Esse é um dos papeis mais importantes corretor. Transações imobiliárias exigem na maioria das vezes uma série de documentações especificas. O corretor auxilia enormemente nesse aspecto, ele facilita e explica compreensivamente como funcionam todos esses trâmites legais, economizando possíveis dores de cabeça na hora de tratar desse assunto.

O que um bom corretor de imóveis deve saber?

– Ter uma bom conhecimento técnico dos imóveis que se propõe a vender.
– Compreender os fatores que afetam o preço do imóvel e o uso de crédito imobiliário.
– Compreender corretamente o que deve ser feito no âmbito legal para não gerar complicações quanto a pagamentos e liberação de documentações.

Por esse e outros motivos o corretor é uma peça fundamental para qualquer negociação imobiliária, e dia 27 de agosto será comemorado o dia desse profissional, que se mostra cada vez mais necessário para realizarmos o sonho da casa própria.

Conheça o site da Tibério!

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

4 Comentários

  1. Avatar

    Comprei uma casa atravez do corretor acreditando estar a documentação em ordem, compreia a vista, Só que descobri que o imovel esta irregular foi feito reforma no imovel que não consta na escritura.
    O corretor não deveria ter o cuidado de verificar se o imovel esta realmente regular para venda, como eu comprei a vista, não houve vistoria caso fosse financiado seria descoberto a irregularidade e não poderia ser vendida??

    • Avatar

      No caso você verificou se realmente ele é corretor de imóveis, ele apresentou seu CRECI ?
      Faltou a atenção do corretor, você não visitou a casa, não apresentou a documentação da casa , certidões, plantas ?
      O bom você ir no cartorio de imoveis da região e puxar as certidões para saber se realmente essa casa está legal .
      Você deve procurar o corretor e ele procurar o propietario e solicitar a atualização da nova planta.
      Se caso corretor negar , você pode procurar o CRECI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: