Como é morar em Santana em São Paulo?
Santana é um dos bairros mais famosos de Zona Norte – e por ótimos motivos!
O bairro oferece muita qualidade de vida para seus moradores com um IDH (índice de Desenvolvimento Humano) de 0,925, um dos melhores de São Paulo. Quanto mais perto 1 for o IDH, melhor é o bairro nos quesitos de saúde, educação e segurança.
Com isso em mente, vamos ver o que faz essa região ser tão boa.
Quanto custa
morar em Santana
Viver em Santana permite escolher o seu estilo de vida, oferecendo um leque gigante de comércios e serviços básicos do cotidiano.
Em termos de moradia, um imóvel no bairro custa, em média, R$7.740,00/m².
Infraestrutura
em Santana
Você consegue resolver todas as demandas do dia a dia na região e em endereços nos arredores.
Santana é um polo comercial, com ruas repletas de lojas e shoppings conceituados, como Santana Parque e o Center Norte. As vias Cons. Moreira Barros, Eng. Caetano Álvares e Cruzeiro do Sul são as responsáveis tanto pelo acesso ao comércio, quanto pelo deslocamento para demais áreas.
Saúde, educação, facilidades, eventos importantes… Santana é um bairro autossustentável em todos os setores!
Transporte e mobilidade
em Santana
Santana é atendida por linhas de ônibus que percorrem toda a Zona Norte e ainda fazem conexão com pontos relevantes da cidade, como a Avenida Paulista. Aqui, há a estação Santana, parte da Linha 1- Azul, uma das principais rotas que corta a cidade de Norte a Sul.
No trânsito, a Avenida Cruzeiro do Sul sai do bairro, passa pela rodoviária do Tietê e chega no centro, tudo isso em um caminho decorado pelo Museu Aberto de Arte Urbana, composto por diversos grafites de diferentes artistas.
Outros endereços importantes são: Rua Voluntários da Pátria e Avenida Braz Leme.
Lazer em
Santana
Santana conta com lazer para todos os momentos. Durante o dia, vale conhecer a Panetteria ZN, padaria famosa pelos quitutes gigantes, como a coxinha de 1 kg, que virou atração turística. A noite, o point é o Bar do Luiz Fernandes, que existe desde 1970 e conquistou fama pelos bolinhos de carne e bacalhau.
Santana é lar de diversos eventos conhecidos por abrigar o Centro de Convenções Anhembi, que recebe a Bienal do Livro, os desfiles das escolas de samba, shows e congressos.
História de Santana
A origem de Santana se mescla com a história do Brasil! O bairro começou na Fazenda Sant’Ana, que teve mais relevância por conta da chegada dos jesuítas, ainda no tempo do Brasil Colônia. Depois, em 1821, onde hoje é a Rua Alfredo Pujol, José Bonifácio escreveu o manifesto paulista, documento que impactou no Dia do Fico e, assim, na independência do país.
A fazenda se tornou bairro entre os séculos XVII e XVIII e, em 1893, recebeu a Tramway da Cantareira, o serviço de trem que impulsionou o desenvolvimento local e formou o bairro que conhecemos: residencial, relevante e único.