Mooca

Mooca: como é morar nesse bairro?

Escolher viver na Mooca é garantia de ter o melhor da tradição e da modernidade no mesmo lugar.

Esse é um dos bairros mais antigos de São Paulo, fundado em 1556, e cujo nome significa “lugar de fazer casa” na língua indígena.

Com influências portuguesas, italianas, croatas e lituanas; e vizinha de bairros importantes, como o Tatuapé e o Ipiranga, a Mooca é destaque na cidade desde que surgiu, porém começou a ter mais atenção ao abrigar o Jockey Club, local que atraía a alta sociedade de 1876, incluindo a Marquesa de Santos.

De lá para cá, a região evoluiu, passou por um processo de industrialização e logo foi se tornando mais urbanizada e residencial, conforme as antigas fábricas foram dando lugares às casas e apartamentos.

Todo esse processo fez a Mooca se tornar um local extremamente desejado para morar. Diversas caraterísticas atuais fazem com que a vida nesse pedacinho especial da Zona Leste seja mais segura, tranquila, alegre e completa.

Confira o porquê dos mooquenses amarem a rotina na região.

 

Um endereço que garante qualidade de vida

A Mooca tem um índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,869, estando entre os 10 melhores de São Paulo.

O IDH leva em consideração a média de renda dos moradores, a longevidade e o índice de educação e quanto mais perto de 1, melhor.

Isso significa que no bairro há segurança, fácil acesso ao sistema educacional, seja ele público ou privado, serviços de saúde completos e possibilidade de ter qualidade de vida.

A classificação da Mooca atesta o quão bom é viver lá!

 

Serviços completos ao redor

Com mercados, redes atacadistas, bares e restaurantes, shopping e muito mais, a Mooca é abastecida de serviços, trazendo comodidade para os moradores.

A rede de saúde traz os hospitais CEMA, Notredame, São Cristóvão, Sancta Maggiore e São Camilo.

Outro quesito no qual a Mooca ganha os holofotes é na educação. Com ampla oferta de escolas de ensino básico, fundamental e médio, essa região ainda dá possibilidades para que o mooquense escolha o seu futuro por ter diversas universidades e faculdades, entre elas estão a Universidade São Judas Tadeu, a Faculdade das Américas e Universidade Anhembi Morumbi.

 

Mobilidade essencial para o cotidiano

Se algo não puder ser resolvido a uma curta caminhada de distância, sem problemas. O bairro está em uma localização de destaque em São Paulo com várias opções de transporte.

A região é servida pela Linha 3 – Vermelha do metrô, que percorre a Zona Leste a Oeste e pela Linha 10 – Turquesa, da CPTM, que atende até o Rio Grande da Serra.

Para deslocamentos com carro, vias importantes percorrem o bairro, garantindo praticidade para chegar ás demais partes da cidade. Os destaques são as Avenidas Paes de Barros, do Estado, além da Radial Leste, principal rota para quem quer entrar ou sair da Zona Leste.

 

Tenha os melhores restaurantes na sua vizinhança

Viver na Mooca é ter a possibilidade de viajar sem sair do seu bairro através das opções gastronômicas.

Com forte influência italiana, os restaurantes que oferecem variações dessa culinária são bem populares nas redondezas, com destaque para a Di Cunto, confeitaria e padaria que existe há mais de 120 anos. Responsável por trazer o panettone para o Brasil, hoje a doceria é um ponto turístico por conta dos doces refinados.

Ainda honrando as raízes dos imigrantes, o restaurante Hospedaria traz pratos tradicionais e exalta a culinária das diversas culturas que formaram a Mooca e a cidade de São Paulo.

Por fim, a icônica Esfiharia Juventus, que traz as delícias da cozinha árabe para o bairro desde 1967.

 

A Mooca é um local com história e cultura

Embora diversos endereços da região sejam famosos e importantes para a cultura do bairro, a história e a herança da Mooca podem ser melhores aproveitadas em alguns locais específicos.

Um deles é o Museu da Imigração, que conta a história daqueles que foram responsáveis pela criação da tradição do bairro: os imigrantes que chegaram pela Hospedaria do Brás. As memórias e vivências deles são entremeadas com a da Mooca, desde o início da região, passando pelo período fabril e transformando-a no que é hoje.

Além do museu, há o Teatro Arthur de Azevedo, o Teatro Gamaro, a famosa Rua dos Trilhos e os demais prédios antigos que foram repaginados e ainda servem como espaço de diversão e aprendizado.

Um modo diferente de aproveitar o melhor da cultura local é participando da Festa de San Gennaro! A junção da cozinha italiana com a segurança de aproveitar o dia na rua reforça a ancestralidade da região.

 

Mais esporte e bem-estar!

Para quem gosta de praticar esportes, o Parque Sabesp é a opção ideal. Com mais de 200 árvores, playground para as crianças e equipamentos de ginástica, o espaço é um reduto de natureza em meio à metrópole.

Agora se você prefere curtir seu dia assistindo a uma partida de futebol, sem se cansar jogando, o endereço certo é o Estádio Conde Rodolfo Crespi, casa do Juventus da Mooca, que colore as ruas de grená em dias de jogos. 

Assim é possivel ir e vir de qualquer lugar e chegar com tranquilidade em casa.

 

Com todas essas vantagens, é fácil compreender porque o dia a dia na Mooca é tão apreciado e desejado, seja pelos visitantes, novos moradores ou por quem cresceu e foi criado lá. Inclusive, a região é tão amada que tem até seu próprio hino, dialeto e bandeira!

Isso é Mooca, bello! Aliando o passado com o presente, viver na Mooca é ter certeza de que todas as necessidades da rotina moderna serão atendidas, mas sempre com apreço e ligação com as raízes que construíram a região.

Se você se apaixonou pela Mooca, saiba que pode vivenciar todas as vantagens da região com a Tibério. Nosso empreendimento Hit Mooca está a apenas 30 metros da estação Bresser-Mooca e em breve teremos mais um lançamento na região, na Rua Padre Raposo!