Cidade de 15 minutos

Saiba como ter um apartamento sustentável e reduzir gastos

Ser sustentável, além de ajudar na preservação do meio ambiente, é positivo para a sua vida financeira, pois praticar ações como economizar água, energia elétrica, reciclar o lixo que produz e criar uma área verde no apartamento ajudam a reduzir gastos.

Veja pequenas mudanças que você pode fazer no seu imóvel para favorecer o ambiente e o seu bolso.

1- Economize energia elétrica

Economize energia elétrica | Tibério Construtora

Reduzir o consumo de energia ajuda a diminuir os efeitos negativos no meio ambiente e ainda contribui para a queda da sua conta de luz.

Para isso, evite deixar os eletrodomésticos ligados na tomada quando não estiver usando. Além disso, sempre que comprar esses itens, opte pelos que possuem o selo Procel de Economia de Energia, pois consomem menos em comparação com os aparelhos convencionais.

Outra medida importante e fácil de adotar é trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED.

2- Reduza o consumo de água

Foto de uma torneira pingando | Tibério Construtora

A água potável é um recurso que se for usado de forma consciente pode ajudar a reduzir suas despesas.

  • Comece diminuindo o tempo embaixo do chuveiro. O ideal é gastar no máximo cinco minutos. E se precisar esperar a água esquentar, reserve-a em um recipiente e use para lavar roupa, fazer limpeza ou regar as plantas.
  • Junte a roupa suja e deixe para lavar uma vez por semana. Sempre reaproveitando a água da máquina para outras atividades.
  • Ao lavar a louça, acumule o maior número possível de itens antes de enxaguar e sempre feche a torneira ao ensaboar.

3- Crie uma área verde no seu apartamento

Foto do apartamento decorado do Villa Varanda | Tibério Construtora

Ter uma área verde no ambiente melhora a temperatura do apartamento, a qualidade do ar e deixa o visual do imóvel muito mais bonito.

Uma boa dica é aproveitar o espaço da varanda, se houver, montando um jardim vertical.

Nos espaços internos, coloque vasinhos com plantas. Só lembre-se de escolher espécies apropriadas para ambientes fechados.

4- Recicle o lixo

No seu dia a dia, procure separar o lixo reciclável do orgânico e veja se o condomínio ou o seu bairro fazem coleta seletiva.

Foto de lixeiras com as 4 cores da reciclagem | Tibério Construtora

Com essas simples ações você pode transformar seu apartamento em um lar sustentável e economizar dinheiro. Aproveite essas dicas.