Dicas

Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

Na hora de trocar de endereço, é comum se questionar qual é a melhor opção para morar: casa ou apartamento? As duas alternativas oferecem vantagens distintas, por isso, a decisão deve ser feita com cautela.

A tendência é que as pessoas enxerguem mais as vantagens do tipo de imóvel onde já moram, porque seus hábitos estão associados a tal estilo de moradia.

Assim a mudança pode significar abrir mão de certas características que estão acostumadas a ter.

Antes de escolher você precisa levar em consideração a rotina da sua família e definir suas prioridades. O apartamento, por exemplo, garante um cotidiano mais seguro e prático, além de oferecer facilidades que você não encontraria em uma casa.

Veja os principais benefícios de morar em um edifício:

Mais segurança

Portarias 24h trazem mais segurança aos moradores - Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

A segurança é um dos aspectos mais valorizados nos condomínios. Em geral, os empreendimentos possuem equipamentos de segurança, serviço de monitoramento e portaria 24 horas. O custo destes serviços se torna viável porque é dividido entre os moradores.

Somado a essa infraestrutura, são vários moradores cooperando para garantir a segurança do edifício. Ou seja, em uma situação de risco, por exemplo, a chance de haver alguém para auxiliar é sempre maior.

Lazer e serviços

Morar em um condomínio é desfrutar de uma área de lazer completa - Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

Atualmente, a maioria dos condomínios possuem área de lazer e serviços com itens diversificados que atendem as necessidades de crianças, jovens, adultos e idosos.

Ambientes como fitness, piscinas, salão de festas, de jogos e brinquedoteca hoje fazem parte da infraestrutura dos edifícios e são considerados um diferencial porque permitem que o morador faça festas, exercícios e se divirta sem precisar se deslocar para um lugar externo.

Imagine o custo de construir, decorar e manter sozinho os itens que encontramos no condomínio. Mesmo casas de alto padrão dificilmente oferecem uma estrutura tão completa. Por isso, morar em um condomínio torna viável ter todos estes benefícios.

Também existe a possibilidade de contratar um profissional para auxiliar em atividades como ginástica ou manicure, dividir as despesas com os demais condôminos, ter mais conveniência e um serviço personalizado. Até na hora de receber suas entregas e compras não é necessário ficar esperando sem sair para a rua, porque o porteiro receberá para você.

Interação social

Morar em um condomínio garante interações sociais saudáveis para as crianças - Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

Outro aspecto positivo é que, Frequentando os espaços disponíveis no prédio, você e sua família podem conhecer e interagir com os vizinhos com maior segurança. Esse convívio é especialmente saudável para crianças e jovens, que podem brincar com pessoas da mesma faixa etária sem sair de casa, sob monitoria dos adultos.

Outro ponto positivo é dividir pequenas responsabilidades com os vizinhos e poder contar com ajuda para regar as plantas ou cuidar dos pets quando estiver fora, ou fazer um rodízio de caronas para os jovens que fazem atividades juntos. Em um dia seu vizinho leva as crianças para a escola, em outro dia você leva para o cursinho. São pequenas coisas que fazem uma grande diferença para quem tem um dia cheio de compromissos.

É mais caro morar em apartamento?

Muitos fatores de morara em um apartamento garantem economia no final do mês - Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

Existem algumas pessoas que afirmam que morar em apartamento aumenta o custo mensal com moradia. A verdade é que, morando em condomínio, existem muitos fatores que podem contribuir com a economia tão esperada no final do mês.

A limpeza e manutenção em um condomínio de apartamentos, assim como investimentos na infraestrutura comum, como câmeras de segurança, portão eletrônico e pintura são rateados entre os moradores, se tornando um custo compartilhado. Em uma casa, um único morador teria que arcar com todos os valores.

O custo condominial inclui limpeza das áreas comuns, manutenção da piscina, jardinagem e outros serviços. Não existe a necessidade dos moradores se preocuparem com essas questões, já que a administração cuida de tudo.

Praticidade na manutenção

Morar em casa é ter que lidar com toda a manutenção dos ambientes, sejam eles internos ou externos. Limpar o quintal, cuidar da piscina, cortar a grama e levar o lixo para fora, por exemplo, são tarefas que precisam ser realizadas com frequência e que geram alto custo e exigem dedicação de tempo.

Já em um apartamento, a maior parte desses cuidados fica sob a responsabilidade de profissionais específicos, contratados com esse propósito, o que garante muito mais comodidade aos moradores a um custo bem menor, já que os valores são divididos.

Regras de convivência

Morar em uma casa te deixa refém do bom senso da vizinhança. Desavenças causadas por incômodos como música alta, gritos ou animais geralmente são resolvidas com tratos verbais, e quando esses tratos não funcionam, a polícia acaba envolvida ou em alguns casos iniciam-se ações judiciais.

Em um condomínio esse tipo de situação pode ser resolvida com muito mais facilidade. Os moradores devem respeitar a convivência e as normas, caso contrário, a administração do prédio, o síndico ou a síndica podem intervir e aplicar penalidades ou multas determinadas por um estatuto interno.

Esses aspectos são eficientes para fazer com que a moradia em condomínio seja mais tranquila. Por outro lado, antes de comprar um apartamento, veja se as regras de convivência estão alinhadas com o seu estilo de vida para evitar problemas.

Verticalização urbana

A verticalização é uma tendência mundial e acontece em resposta à demanda por espaço - Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

A superpopulação dos centros urbanos causa diversos impactos na organização e no planejamento das cidades, e um dos eventos que se intensificam junto ao crescimento populacional é chamado de verticalização urbana.

Esse fenômeno é uma tendência mundial e acontece em resposta à demanda por espaço. Um dos principais benefícios para a cidade é a melhoria das redes de infraestrutura, como distribuição de água, vias públicas, energia elétrica e serviços de saneamento, que em um caminho menor passam a atender uma quantidade maior de pessoas.

E aí, gostou da ideia de morar em um apartamento? Veja os empreendimentos da Tibério e se apaixone ainda mais por essa nova vida!

Não esqueça também de seguir o perfil da Tibério no Instagram e ficar por dentro de todas as novidades sobre os nossos produtos, dicas de decoração, mercado imobiliário e muito mais!