Mudar de uma casa para apartamento vale a pena para você?

0

Na hora de trocar de endereço, é comum se questionar qual é a melhor opção para morar: casa ou apartamento? As duas alternativas oferecem vantagens distintas, por isso, a decisão deve ser feita com cautela.

A tendência é que as pessoas enxerguem mais as vantagens do tipo de imóvel onde já moram, pois seus hábitos já estão associados a este tipo e a mudança pode significar abrir mão de certas características que já estão acostumadas a ter.

Antes de escolher você precisa levar em consideração a rotina da sua família e definir suas prioridades. O apartamento, por exemplo, garante um cotidiano mais seguro e prático, além de oferecer facilidades que você não encontraria em uma casa.

Veja os principais benefícios de morar em um edifício:

Mais segurança

Segundo pesquisa da Datafolha divulgada em novembro, 26% dos entrevistados apontam a segurança como principal qualidade dos condomínios paulistanos.

Os condomínios em geral possuem equipamentos de segurança, serviço de monitoramento e portaria 24 horas. O custo destes serviços só são viáveis porque são divididos entre os moradores.

Somado a essa infraestrutura, também existe o fato de serem vários moradores cooperando para garantir a segurança do edifício. Ou seja, em uma situação de risco, por exemplo, a chance de haver alguém para auxiliar é sempre maior.

Lazer e serviços

Atualmente, a maioria dos condomínios possuem área de lazer e serviços com itens diversificados que atendem as necessidades de crianças, jovens, adultos e idosos.

Ambientes como fitness, piscinas, salão de festas, de jogos e brinquedoteca hoje fazem parte da infraestrutura dos edifícios e são considerados um diferencial porque permitem que o morador faça festas, exercícios e se divirta sem precisar se deslocar para um lugar externo.

Imagine o custo de construir, decorar e manter sozinho os itens que encontramos no condomínio. Mesmo casas de alto padrão dificilmente oferecem uma estrutura tão completa. Por isso, morar em um condomínio torna viável ter todos estes benefícios.

Outro diferencial é a possibilidade de contratar um profissional para auxiliar em atividades como ginástica ou manicure, dividir as despesas com os demais condôminos, ter mais conveniência e um serviço personalizado.

Interação social

Outro aspecto positivo é que, frequentando os espaços disponíveis no prédio, você e sua família podem conhecer e interagir com os vizinhos com maior segurança.

Essa convivência é especialmente saudável para crianças e jovens, que podem brincar com pessoas da mesma faixa etária sem sair de casa, sob monitoria dos adultos.

Praticidade na manutenção

Morar em casa é ter que lidar com toda a manutenção dos ambientes, sejam eles internos ou externos. Limpar o quintal, cuidar da piscina, cortar a grama e levar o lixo para fora, por exemplo, são tarefas que precisam ser realizadas com frequência e que geram alto custo  e exigem dedicação de tempo.

Já em um apartamento, a maior parte desses cuidados fica sob a responsabilidade de profissionais específicos, contratados com esse propósito, o que garante muito mais comodidade aos moradores a um custo bem menor, já que os valores são divididos.

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: