Dicas e Mercado

Imóveis com vagas de garagem podem ser até 20% mais valorizados

Um imóvel localizado em uma região sem estacionamentos ou vagas de garagem, mas que possui vagas disponíveis em seu projeto pode ser até 20% mais valorizado do que um apartamento nas mesmas condições, mas que não oferece vagas para os condôminos. Isso é o que indica um estudo realizado pelo Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro.

A pesquisa, que foi feita em oito bairros do Rio de Janeiro, reflete a situação que também atinge São Paulo: anteriormente, não existia um limite para a construção de vagas nos empreendimentos da capital paulista, mas com o novo Plano Diretor da cidade, será permitida a construção de apenas uma vaga de garagem por unidade nos projetos residenciais próximos a eixos de transportes (corredores de ônibus e estações de trem e metrô). Para construir vagas extras, será cobrado às incorporadoras a outorga onerosa.

Sendo assim, a valorização dos apartamentos com vagas de garagem em regiões com escassez de estacionamentos, com relação aos que não possuem, deverá ficar ainda maior.

Se você quer entender um pouco mais sobre o Plano Diretor, confira a matéria que fizemos sobre o tema aqui.