Entenda tudo sobre o ITBI

0

O Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo cobrado de quem adquire um imóvel. Para uma boa experiência de compra, é interessante entender como funciona desde o início.

Veja algumas informações importantes:

O que é?

O ITBI é um imposto que o comprador paga ao município referente à transação de compra e venda do imóvel. Quando o consumidor compra um imóvel, o valor da taxa é aplicado sobre o valor venal – que é uma estimativa do valor do bem sem taxas ou impostos incluídos.

Qual é o valor do ITBI?

Em São Paulo, no pagamento à vista a taxa é de aproximadamente 3%. Exemplo: se o valor da propriedade for de 600 mil, o tributo será de 18 mil.

Porém, essa taxa pode diminuir caso seu imóvel seja financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação. Com o SFH, a alíquota passa a ser 0,5% sobre o valor efetivamente financiado, sobre o restante, a taxa volta ao padrão de 3%. Observe:

Padrão SFH
Alíquotas 3% 0,5% sobre o valor efetivamente financiado
3% 3% sobre o valor restante

 

Para saber exatamente como calcular essa taxa, clique aqui.

Como e quando devo pagar?

A guia de pagamento do ITBI pode ser retirada pelo site da Prefeitura da cidade, e o consumidor pode pagar em casas lotéricas, caixas eletrônicos e qualquer agência dos bancos autorizados em São Paulo.

Nas normas da Prefeitura de São Paulo, o prazo é de dez dias úteis após a assinatura do contrato, e seu atraso está sujeito à cobrança de juros. A incidência de juros é de 1% ao mês, além de uma multa diária de 0,33% sobre o valor do tributo.

O ITBI pode ser parcelado?

Esse imposto deve ser pago à vista para a Prefeitura, porém, existe a possibilidade de incluir este valor no financiamento imobiliário pelo SFH.

Para verificar a viabilidade desse processo, consulte a instituição financeira em que realizou a operação de crédito.

Assessoria de Crédito

Para evitar complicações e dúvidas no processo de recolhimento do ITBI, o ideal é que você contrate uma Assessoria de Crédito.

Essa empresa tem como função auxiliar na contratação do financiamento bancário, recolhendo todos os documentos necessários e otimizando os trâmites de compra e venda.

Utilize esse conhecimento para se planejar e garantir com tranquilidade a compra do seu imóvel. Assim você pode realizar seu sonho sem se preocupar com problemas futuros. 

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: