Dicas

Saiba como economizar dinheiro para comprar o tão sonhado apartamento

A compra do primeiro apartamento é o sonho de muitas pessoas. Porém, para concretizar esse objetivo, planejamento é fundamental. Pensando nisso, daremos algumas dicas simples de como economizar dinheiro para fazer uma aquisição segura.

Organize-se!

Registre todas as suas despesas:

Controlar suas finanças é o primeiro passo para quem quer economizar, porque possibilita ter um conhecimento mais detalhado sobre seus próprios gastos. Para isso, você pode guardar todas as notas do cartão e anotar cada uma de suas despesas em uma planilha de gastos ou em um caderno.

Crie metas:

Após registrar o seu custo mensal, é importante criar metas para as despesas, dividindo-as em, no mínimo, três categorias:

– 50% para os gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte e educação;

– 15% para prioridades financeiras, como comprar seu apartamento;

– 35% para estilo de vida, isto é, para os gastos com hobbies e lazer, como salão de beleza, cinema e compras no shopping.

Saiba como economizar dinheiro para comprar o tão sonhado apartamento | Tibério Construtora

Pague suas contas no mesmo dia:

Ajuste a data de vencimento de todas as suas contas fixas, como luz e água, para o dia após o recebimento do seu salário. Desta forma, você já paga tudo aquilo que é essencial e fica apenas com o dinheiro restante para passar o mês.

Crie prazos para seus objetivos:

Até quando você quer quitar suas dívidas? Daqui a quanto tempo você quer comprar o seu apartamento? Anote suas metas em um papel e deixe-as visíveis. Quando as metas têm data, ficamos mais motivados a cumpri-las no prazo.

Veja também: Cansado de pagar aluguel? Seu FGTS pode ser a solução

Diminua seus gastos!

Dê férias ao cartão de crédito:

O cartão de crédito deve ser evitado quando o objetivo é guardar dinheiro. O ideal é deixá-lo longe da carteira e utilizá-lo apenas quando for realmente necessário. O recomendado é negociar os valores e verificar os descontos para pagar à vista.

Saiba como economizar dinheiro para comprar o tão sonhado apartamento | Tibério Construtora
Fonte: Lucas Ferla Advocacia

 

Não ignore os pequenos gastos:

A maioria das pessoas acaba ignorando os pequenos gastos por acreditar que não fazem tanta diferença no orçamento. Por exemplo, se você desembolsa R$ 3, todos os dias, para pagar um cafezinho depois do almoço, ao final do mês terá gasto um total de R$ 60. Esse dinheiro pode ser utilizado para muitas outras coisas.

Se tiver dívidas, foque em quitá-las:

Se você está endividado, sua prioridade financeira deve ser quitá-las. É interessante pagá-las à vista, para tentar obter desconto nos juros, ou negociar para conseguir parcelas que caibam no seu orçamento.

Encare o investimento como uma de suas despesas:

Imagine o seu investimento como uma conta comum, de água ou de luz, que deve ser paga todo mês. Assim que receber seu salário, invista o valor que você se propôs a guardar. Se conseguir um dinheiro extra, guarde!

Saiba como economizar dinheiro para comprar o tão sonhado apartamento | Tibério Construtora
Fonte: Cultura Mix

Leia também! Caixa lança linha de crédito imobiliário com juros atrelados à poupança

Crie uma reserva de emergência:

Os economistas recomendam que você tenha o equivalente a seis meses de salário disponíveis para se sustentar, caso aconteça algum contratempo. Isso ajuda a evitar dívidas.

Aproveite mais os pequenos prazeres da vida:

Existem várias formas de se divertir no tempo livre sem precisar colocar a mão no bolso, principalmente em São Paulo. Procure opções de lazer gratuitas, caminhe pelo parque, faça um piquenique no jardim ou uma sessão cinema em casa.

Essas são apenas algumas dicas de como economizar sem prejudicar o orçamento nem fazer grandes alterações no seu estilo de vida. Com elas, você chegará cada vez mais perto de realizar o sonho de comprar o primeiro apartamento.

Não se esqueça também de nos seguir no Instagram para receber novidades incríveis sobre os nossos empreendimentos, dicas sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais!