Saiba qual é o melhor sofá para seu apartamento

0

O sofá é considerado o cartão de visitas da sala e influencia bastante na harmonia da decoração, por isso escolher o modelo apropriado é fundamental. Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas características que são muito úteis. Veja:

Tamanhos e formatos

Antes de comprar o sofá é imprescindível que primeiro você tire as medidas do lugar em que ele ficará para não adquirir um móvel com as dimensões fora do padrão e aproveitar melhor o espaço.

Para quem mora em apartamento, os formatos de dois lugares são os mais apropriados ou, no máximo, os em L, que mesmo ocupando um pouco mais de espaço, acrescenta conforto e charme à decoração.

Caso os dois assentos não sejam suficientes para a família, você pode incorporar poltronas e pufes, que são multifuncionais e ocupam menos espaço.

Sofá do living do apto. decorado do Face Vila Mariana |Tibério Construtora

Tipos

Confira as melhores opções para apartamentos:

Sofás elétricos

São retráteis ou reclináveis e se movem por comandos automatizados. Suas principais vantagens são o conforto e o preço – que é equivalente ao dos sofás tradicionais.

Retráteis e reclináveis

Funcionam bem nos modelos de living dos apartamentos novos, por conta dos ambientes integrados.  A única ressalva é que esse modelo ocupa mais espaço – por isso é preciso ser escolhido com cautela.

Sofá retrátil e reclinável de 3 lugares |Tibério Construtora

Fonte: Pinterest

Chaise-longue

É o que possibilita estender um dos assentos para esticar as pernas. Por conta desse diferencial, o modelo tem formato em L, logo é importante evitar  colocá-lo onde há passagem frequente de pessoas.

Sofá com chaise-longue do apartamento decorado do My Joy Saúde |Tibério Construtora

Cores

As cores de tecido ideais para serem usadas em apartamentos compactos são as claras e neutras, pois oferecem sensação de amplitude.

Porém, se quiser seguir a tendência atual, que são os sofás coloridos e vibrantes, lembre-se de equilibrar a composição visual da sua sala mesclando cores frias com quentes.

Texturas

Sofás lisos são a melhor opção para quem busca resistência e durabilidade.

Agora, se o intuito é disfarçar aquelas manchas desagradáveis, opte por modelos levemente texturizados.

Sofá do living do apartamento decorado do Dream Guarulhos |Tibério Construtora

Enchimentos

Na hora de escolher o seu sofá, verifique que material é utilizado para preencher seu interior, pois isso interfere no conforto do assento. Conheça algumas possibilidades de enchimento.

Sintético

Este tipo é cada vez mais utilizado, pois possui fibras que garantem mais conforto, é antialérgico e raramente se deforma com o tempo.

Espuma

É a opção mais econômica, além de ser a mais durável. Entretanto, costuma ser menos confortável que os demais materiais.

Penas

É um enchimento extremamente aconchegante e indicado para preencher o encosto do sofá. Em contrapartida, seu custo é muito mais elevado que os demais tipos e sua durabilidade também é menor em comparação com os outros materiais.

Isso significa que essa opção é indicada apenas para quem consegue fazer manutenção constante, do contrário não compensa.

Com essas dicas você será capaz de escolher com precisão o sofá que melhor atende às suas necessidades. Agora é só analisar qual modelo mais combina com você e sua decoração.

Share.

About Author

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Leave A Reply