Dicas

Escolha o tapete certo para seu apartamento

O tapete é um item indispensável para quem quer acrescentar um toque de charme ao ambiente e proporcionar conforto para moradores, visitantes e até animais de estimação.

Saiba como escolher a peça ideal na decoração do seu apartamento.

Tamanho

Antes de comprar o tapete é preciso definir seu tamanho, de forma a evitar problemas como adquirir uma peça desproporcional, já que ele também serve para delimitar os espaços.

Foto de tapete para quarto |Tibério Construtora

Fonte: Transforme sua Casa

Leve em consideração essas dicas:

  • Deixe para escolher o tapete por último, pois com os móveis e acessórios já no lugar, fica mais fácil acertar o tamanho ideal.
  • O tapete deve ter um tamanho que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele. Caso não seja possível, o ideal é que ele avance 30 cm para baixo do sofá.
  • Na sala de jantar, as cadeiras devem ficar dentro da área do tapete, mesmo quando forem arrastadas. Para isso, deixe uma sobra de tapete de 70 cm a 1 m de cada lado. Por exemplo, se a mesa mede 1,50 x 1,50, o tapete deve medir 2,50 x 2,50.
  • No quarto, a dica é colocar o tapete no sentido contrário ao da cama, deixando assim uma sobra nos lados e na frente.

Formato

Utilizar o formato certo de tapete faz toda a diferença, pois uma escolha indevida pode prejudicar o equilíbrio na decoração. O segredo é definir um tipo que combine com a sua personalidade e do seu imóvel.

Foto do tapete do apartamento decorado do High Alto da Lapa |Tibério Construtora

Se você segue um estilo mais clássico e simples, os formatos mais indicados são os quadrados e retangulares, que são bem tradicionais.

Mas se o apartamento apresenta uma decoração contemporânea e vibrante, explore os tapetes redondos.

Cores

Foto do tapete do apartamento decorado do Felice |Tibério Construtora

Para compor uma decoração harmoniosa, mescle a cor do seu tapete com as demais tonalidades que fazem parte do ambiente – criando um contraste.

Ou seja, se os móveis e acessórios que pertencem ao espaço são de cor lisa e/ou neutra, combine com um tapete estampado ou colorido. A mesma regra vale ao contrário: se o imóvel já apresenta um estilo vibrante, equilibre usando um tapete sóbrio.

Textura

É sempre importante pensar no tipo de tapete de acordo com a necessidade e uso que ele terá no cômodo. Considere qual ambiente da casa a peça será colocada e como é a rotina da sua família. Isso vai ajudar a definir se o tapete tem que ser mais resistente, macio, ou mais fácil de limpar.

  • Em ambientes de grande circulação, opte por modelos baixos – a fim de facilitar a locomoção e evitar acidentes. Um tapete que cai bem é o Vinil que, com uma trama que imita o sisal e toque de plástico, apresenta bastante resistência.
  • Lugares mais sossegados e com pouco tráfego de pessoas permitem o uso de tapetes altos, que proporcionam mais aconchego. Uma ótima pedida é o Shaggy, que tem pelo alto, além de ser bem felpudo e confortável.
  • Para quem possui animais de estimação, o ideal é usar tipos menos ásperos, como os de náilon, pois não machucam, são de fácil manutenção, além de antifúngico e antibacteriano.
  • Tapetes antialérgicos são indicados tanto para crianças quanto para quem possui algum tipo de alergia. Os de lã são os mais recomendados. Um exemplo é o famoso tapete Persa.

Vale ressaltar que os tapetes considerados baixos têm entre 5 e 10 mm de espessura. Já os de pelo alto têm entre 25 e 70 mm.

Cuidados

  • Para fazer a manutenção, use aspirador de pó, pelo menos, duas vezes por semana. Para eliminar manchas, prefira sabão e detergente neutros.
  • Para combater o desbotamento, não deixe o tapete exposto ao Sol.
  • Para evitar o surgimento de mofo, mantenha o tapete longe de áreas molhadas, como pias, máquinas de lavar etc.
  • Procure lavar as peças a cada dois anos ou quando a cor estiver opaca, a trama endurecida, ressecada ou, se houver manchas. Mas lembre-se: as lavagens devem ser feitas em lavanderias especializadas, que oferecem cuidados específicos.

Com essas dicas você vai ser capaz de criar uma decoração linda e aconchegante. Existem tipos e medidas para todos os gostos. É só usar a criatividade na hora de compor o ambiente.