Saiba como cobrir azulejos da cozinha e banheiro sem obra

0

É possível renovar ambientes como cozinha e banheiro sem ter que trocar os azulejos, o que gera barulhos, transtornos e entulho, além de estender demais o período da reforma e demandar mais custos.

Alguns truques mais simples sem quebra-quebra podem mudar bastante o visual e trazer uma nova cara para o espaço. Confira algumas alternativas para cobrir azulejos da cozinha e banheiro sem obra.

Tinta para pisos e azulejos

Você sabia que é possível pintar o azulejo? O produto mais indicado para essa aplicação é a tinta epóxi, resistente à umidade, sendo apropriada para banheiros e cozinhas.

Dá para pintar de qualquer cor ou até misturar cores, mas, caso pinte os pisos de cores claras, será preciso tomar mais cuidado com móveis e cadeiras. Uma solução é colocar rodinhas nas bases para não riscar o chão.

tinta para azulejo
30300Imagem: Pinterest

A tinta tem uma aparência brilhante e é resistente, comumente utilizada em indústrias e hospitais. Pode ser aplicada em diversos tipos de revestimento, sendo bastante versátil.

Se você não tem habilidade com pequenas reformas, o ideal é contratar um profissional para te auxiliar nesta missão de renovar azulejos sem quebra-quebra.

Papel de parede

Cobrir azulejos com papel de parede é uma ótima solução para quem não quer obra. Porém, é necessário cobrir os rejuntes para nivelar com massa acrílica a superfície e garantir uma boa aderência e ótimo acabamento.

Se for se aventurar nessa atividade em vez de contratar um profissional, uma dica é passar a massa em toda a extensão da parede de azulejo, não somente nos rejuntes, pois, com o tempo, a diferença entre a massa e a cerâmica ficará visível no papel.

Em banheiros o papel de parede com cola não é recomendado por causa do vapor e da umidade, fazendo com que o produto descole mais rápido e tenha uma durabilidade menor.

papel de parede em banheiro
Imagem: Pinterest

Na cozinha e lavabo pode ser uma alternativa, porque, mesmo tendo um pouco de contato com água, não é tão intensamente quanto no banheiro, que ainda tem a questão do vapor.

Outra alternativa é o tecido adesivo. Neste caso, como o tecido não fica tão colado na superfície, se não pressionar na parte dos rejuntes, é possível aplicá-lo sem nivelamento, porque o tecido não marcará.

Entretanto, para azulejos em cozinhas e banheiros oideal é escolher materiais que sejam impermeáveis e laváveis.

Papel de parede em cozinha
Imagem: Pinterest

Adesivos para azulejos

Mais prático ainda são os adesivos ou papéis de parede autoadesivos, pois dispensam a aplicação da cola.

Os adesivos para azulejo de banheiro, feitos de vinil, também são mais resistentes à umidade. Há um leque de opções muito amplo, com cores e desenhos diversos.

A vantagem do adesivo é a facilidade para aplicar e remover, além de não fazer sujeira nem deixa resíduos e você mesmo poder fazer. Outra opção são as faixas de adesivos para dar apenas um toque especial.

Adesivo para azulejo
Imagem: Pinterest

Revestir por cima

Trocar realmente o azulejo traz um leque maior de opções, através de revestimentos com cores, grafismos e texturas diversas e até em três dimensões, uma tendência no mercado de arquitetura.

É possível também revestir por cima do azulejo antigo e evitar o quebra-quebra, o que simplifica a obra.

Azulejo de banheiro
Imagem: Pinterest

Aplicar azulejo sobre azulejo pode apresentar os mesmos resultados do método tradicional, mas este procedimento é mais complexo e o ideal é contar com um profissional qualificado.

Você pode também revestir só uma parte e a outra pintar com um tom semelhante ou colocar adesivos e papel de parede, ou seja, mesclar técnicas para atingir o resultado desejado.

Preparo da superfície

Para qualquer tipo de aplicação, seja de tinta ou adesivos e papéis de parede, é importante ressaltar que a superfície precisa ser preparada.

Se não precisar de nivelamento, pelo menos uma boa limpeza para remover a sujeira, gordura e outros resíduos.

Para fazer essa limpeza, recomenda-se usar água, sabão neutro e algum desengordurante. Depois é só secar bem os azulejos.

Refazer o rejunte

Se as juntas estiverem sujas ou com falhas, refazer o rejunte talvez seja o suficiente para melhorar o aspecto do azulejo. Somente uma boa limpeza também pode resolver. Uma dica é fazer um rejunte mais escuro para demandar menos manutenção.

Muitas vezes somente o aspecto de limpeza já melhora o ambiente, que pode ser incrementado com alguns itens de decoração se você não quiser reforma alguma.

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: