Dicas

Cinco dicas para renovar a decoração do quarto

O mais interessante da decoração é que com a substituição de alguns elementos você pode dar uma cara totalmente nova a um ambiente, sem a necessidade de trocar as cores das paredes ou o mobiliário.

Com o tempo nossas preferências vão mudando, assim como as tendências, por isso é comum que ocasionalmente você tenha vontade de renovar o visual do seu apartamento. Pensando nisso, separamos cinco dicas bem práticas para você mudar a decoração do quarto, um dos ambientes mais importantes de um lar, com a troca ou inclusão de elementos simples. E o melhor: todas as dicas são Do It Yourself (Faça você mesmo).

CABECEIRA

Existem muito tipos de cabeceira. Esta, além de ser estofada, pode ser personalizada com diferentes estampas e texturas.

Para a base você vai precisar apenas de um pedaço de MDF. A largura deve ser a mesma da cama e a altura você escolhe de acordo com sua preferência- mas, claro, escolha uma altura que ultrapasse a da cama.  Os outros materiais necessários são acrilon, tecido, pistola de grampo, tesoura, martelo e tachinhas. O mais bacana dessa cabeceira é que ela não precisa ser presa à parede, bastante colocar atrás da cama.

O resultado é esse:

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-customizacao-cabeceira
Fonte: Youtube Maddu Magalhães

Para conferir o passo a passo, assista ao vídeo aqui.

ALMOFADAS

Almofadas são excelentes objetos para compor a decoração do quarto. Além de deixar a cama mais aconchegante, ajudam a criar um visual interessante e podem ser customizadas com facilidade.

Para colocar em prática essa dica, você vai precisar apenas de uma almofada, caneta para tecido e um stencil para servir de molde (você pode usar com letras, como o da foto, ou com ilustrações). Eles são facilmente encontrados em lojas de artesanato.

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-customizacao-almofada
Fonte: Pinterest

ESPELHOS DE TOMADA

Para colocar em prática este tutorial, você vai precisar apenas de tecido, estilete, cola branca, pincel e, é claro, um espelho de tomada.

O resultado é esse:

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-customizacao-espelho-tomada
Fonte: Pinterest

Confira como fazer aqui.

QUADROS

Quadros são elementos coringa em uma decoração, pois , ainda que singelos, têm o poder de transformar a decor de um ambiente.

Confira algumas possibilidades:

Quadro com teclas de computador

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-quadro-teclas-computador
Fonte: Pinterest

Esta é uma opção interessante para quem gosta de investir em objetos criativos. Achar um teclado antigo que ninguém mais usa não será difícil. Então, basta formar palavras com as teclas e colar em uma moldura. Para isso, você pode usar cola quente.

Quadro com pranchetas

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-quadro-pranchetas
Fonte: Pinterest

Você também pode revestir pranchetas com papel contact e com tecido usando cola branca. Se quiser, você pode pintar com tinta spray o prendedor que fica no topo e até personaliza-lo com adornos encontrados em lojas de armarinhos.

Uma boa opção é fixar a prancheta na parede com fita banana e usá-la como porta-recados.

Quadro com rolhas

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-quadro-rolhas
Fonte: Pinterest

Moldura, rolhas, jornal, lápis, cola branca e tinta acrílica. Isso é tudo o que você precisa para fazer esse quadro charmoso.

MURAL DE FOTOS

Um mural de fotos é um elemento decorativo poderoso quando o objetivo é deixar o ambiente com a sua cara. Afinal, nada mais exclusivo do que as suas próprias fotos, né?

Existem várias possibilidades. Separamos algumas para você escolher a que melhor combinar com o seu estilo e preferências. Confira:

Mural feito com moldura

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-mural-com-moldura
Fonte: Pinterest

Para fazer este mural, você vai precisar de uma moldura, pregos, pregadores e uma corda que sirva de suporte para pendurar as fotos. Pode ser barbante, por exemplo.

Para montá-lo, você precisar medir os espaços entre os “varais” onde ficarão as fotos para que sejam suficientes e não sobreponham a fileira debaixo ou de cima. Feitas as marcações, você vai inserir um prego em cada extremidade e amarrar as pontas da corda em cada uma delas, formando uma espécie de varal.

Para pendurar, você pode fazer um furo na parte detrás da moldura e colocar um prego na parede para encaixar o seu mural.

Mural feito com canos de PVC

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-mural-cano-pvc
Fonte: homensdacasa.net

Esta opção de mural é perfeita para quem está em busca de algo mais descolado e inovador. Os materiais que servirão de base são canos de PVC e tela de galinheiro (isso mesmo).

Confira o passo a passo:

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-mural-cano-pvc-passo-a-passo
Fonte: homensdacasa.net

Para unir as bordas da moldura você pode usar peças de PVC chamadas joelho, que são arredondadas. Depois da estrutura pronta, basta colorir a peça com tinta spray. Você pode aplicar uma base de tinta branca para ajudar na fixação da cor e depois escolher a tonalidade que preferir para as duas ou três demãos seguintes.

Para prender as fotos, use mini pregadores ou clips.

Mural em forma de coração

O interessante deste mural é que você vai precisar apenas das fotos que quer expor para montá-lo – e é claro um material para fixa-las na parede.

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-mural-coracao
Fonte: Pinterest

O esquema abaixo facilita bastante a montagem do painel:

cinco-dicas-para-renovar-a-decoracao-do-quarto-mural-coracao-passo-a-passo

Fonte: blog.decoradornet.com.br/

Essas cinco dicas vão ajudar você a transformar a decoração do seu quarto sem necessidade de um grande investimento e o melhor: com as suas próprias mãos. Agora, basta coloca-las em prática!