Cidades e Bairros

Aclimação: um bairro que atrai cada vez mais moradores

Bairro Aclimação

Considerado nobre e se valorizando cada vez mais, Aclimação surgiu no início do século XX e como a maioria dos bairros, começou com o loteamento de antigas chácaras e fazendas.

Sua infraestrutura passou a mudar quando o médico Carlos Botelho adquiriu grande parte da área com o intuito de fazer uma versão brasileira do francês Jardin d’Acclimatation, que na época possuía um zoológico e servia de abrigo para espécies exóticas.

Logo o nome foi adaptado e se tornou Jardim da Aclimação, dando origem ao bairro que conhecemos hoje e ao Parque da Aclimação – símbolo da região.

Assim, a região recebeu o primeiro zoológico de São Paulo e, com o passar do tempo, inaugurou um centro de pesquisas em cancerologia, o primeiro clube de equitação do país e o primeiro asilo da América Latina.

Excelente localização

A Aclimação está situada na zona central de São Paulo e faz divisa com as regiões do Paraíso, Liberdade, Vila Mariana, Cambuci, Vila Monumento, Bela Vista e Jardim da Glória.

Por isso está em um ponto estratégico da capital: perto de vias importantes que levam a outras regiões do município, como as ruas e avenidas Vergueiro, Lins de Vasconcelos e 23 de maio.

E quem utiliza o transporte público como meio de locomoção é servido por diversas linhas de ônibus e pelas estações Liberdade, São Joaquim, Vergueiro e Paraíso do Metrô. Todas pertencem à Linha Azul e oferecem acesso para vários pontos da capital.

Avenida Lins de Vasconcelos Metrô Ana Rosa Vergueiro

Avenida Lins de Vasconcelos / Metrô Ana Rosa / Rua Vergueiro

Parque da Aclimação: uma das melhores opções de lazer da zona sul

Parque da Aclimação

Começou sendo chamado de Jardim da Aclimação e abrigou o primeiro zoológico da cidade. Hoje á a principal atração de lazer do bairro e uma das mais importantes de São Paulo – tanto que em 1992 foi tombado pelo Condephaat e se tornou patrimônio do município.

Com área de 112.000m², o parque possui lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, pista para caminhada, playgrounds para crianças, área para descanso, campo de futebol e também abriga a Biblioteca Raul Bopp.

A Aclimação se mantém tipicamente residencial. No início de seu desenvolvimento, o que predominavam eram casas e sobrados, mas por estar em um lugar estratégico vem conquistando o mercado imobiliário e recebendo a construção de edifícios – atraindo cada vez mais moradores e incentivando a verticalização do bairro.

Conheça o site da Tibério!