Guia de Bairros

City Lapa reúne qualidade de vida e tranquilidade sem abrir mão da infraestrutura

Um dos bairros mais nobres de São Paulo, o City Lapa é um convite à qualidade de vida e à tranquilidade. Com árvores, praças e muito verde, o local é como uma agradável sequência de jardins a céu aberto.

Situado a apenas 7 quilômetros do centro da cidade, ao sudoeste do distrito da Lapa, a região teve sua concepção urbanística criada com grandes áreas verdes, jardins internos, muitas praças e intensa arborização, dando ao local uma característica de “bairro-jardim”.

Esse modelo foi introduzido na cidade há cerca de 100 anos pela Companhia City e foi usado para lotear e construir áreas que hoje são consideradas as melhores da cidade de São Paulo, como Pacaembu, Alto de Pinheiros, Vila Romana, Jardim América e Jardim Guedala (que integra o Morumbi) e parte do Butantã, próximo à Cidade Universitária.

Foto do bairro City Lapa na década de 20

Na época da construção do City Lapa, na década de 1920, o plano de organização das ruas vigente observou as exigências municipais, principalmente relacionadas a larguras e declives máximos das vias e curvas de nível, possibilitando um traçado sinuoso das ruas e uma melhor divisão e aproveitamento dos lotes.

As obras foram finalizadas em 1929 e, por causa das regras de zoneamento da cidade, a área mantem suas características originais até hoje.

Além disso, no ano de 2010, o bairro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, devido a seus valores arquitetônicos, históricos e culturais. Por isso, está garantida a conservação da horizontalidade, da preservação de seu traçado viário e de suas áreas verdes.

Atualmente, a região do City Lapa é uma das melhores e mais desejadas da cidade para morar. Mas, os motivos para isso vão além das ruas largas e arborizadas que ela possui.

Ótima Infraestrutura

O local também é cercado de excelente infraestrutura de comércios e serviços com supermercados, farmácias, padarias, escolas, bancos, restaurantes e uma grande variedade de estabelecimentos comerciais.

 Foto aérea do bairro City Lapa

Também está localizado próximo à região um importante centro comercial, que tem como destaque o Shopping Center Lapa e o Mercado Municipal da Lapa.

Localização privilegiada e facilidade de acesso

Além disso, o bairro está situado em um ponto estratégico da cidade, que possui fácil acesso a outras regiões da capital, através de importantes vias, como a Rua Cerro Corá, Heitor Penteado, que ligam à Vila Madalena, Pinheiros, Av. Paulista, Centro e outros bairros da Zona Sul e Oeste da capital.

Boas opções de transporte

Para quem usa o transporte público para se deslocar para outros pontos da cidade, o bairro é atendido pelas linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, que fazem integração com o metrô, e também por um terminal de ônibus que oferece linhas com destino a quase todas as regiões de São Paulo.

Um dos mais desejados para morar

Por todos os benefícios que o bairro City Lapa oferece, este é sem dúvida um local diferenciado na capital paulista. Por isso, é grande o número de pessoas em busca de um imóvel no bairro.

Ao lado desse cenário, cercado de infraestrutura e qualidade de vida que está sendo construído o High Alto da Lapa, um projeto moderno e com excelente infraestrutura para quem busca tranquilidade e uma ótima localização.

Além disso, por estar em um ponto elevado do bairro o empreendimento contará com uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, já que a região não vai passar um processo de verticalização.

Portanto, para quem está em busca de um ambiente calmo, mas não quer abrir mão de todas as facilidades que uma região bem estruturada pode oferecer, está é uma ótima escolha.