Cidades e Bairros

5 vantagens de morar em Santana

Um dos bairros mais tradicionais da Zona Norte de São Paulo, Santana oferece diversas opções de lazer e comércio, além de praticidade para quem quer ou precisa se locomover rapidamente pela cidade.  Conheça algumas das vantagens de morar em um dos endereços mais desejados da capital.

1 – Parques

O bairro apresenta ótimas alternativas para quem gosta de lazer ao ar livre. Um dos pontos que merece destaque, especialmente por sua história, é o Parque da Juventude. 

Criado para substituir o antigo Complexo Presidiário do Carandiru, o espaço rejuvenesceu toda a região, com ampla área verde, pistas de skate e quadras esportivas. O parque também abriga a Biblioteca de São Paulo, que contém mais de 43 mil títulos em uma área de 4.000 m², mobiliada com pufes e sofás para estimular a leitura no local.

Outro ponto que merece destaque é o Parque Linear da Braz Leme.  Equipado com pista de caminhada, oferece um ótimo espaço para a prática de exercícios, além de excelente área verde. 

2 – Gastronomia

O bairro apresenta uma diversidade gastronômica invejável, com diferentes opções de restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos.

Para quem gosta de explorar novas culturas, o Garabed é uma excelente opção. Fundado por armênios na década de 40, o restaurante oferece diversas receitas típicas do país, como o premiado Madzunov Kiofté, prato de quibes recheados servidos na coalhada fresca com especiarias.

Se você é um pouco mais tradicional, Santana apresenta ótimas opções de culinária italiana. A cantina Dona Carmela, por exemplo, conta com um clima rústico e sofisticado e é ideal para jantares românticos.  Já a pizzaria Graça di Napoli é famosa por sua massa artesanal, sempre crocante e fina.

Quem quer mais praticidade pode visitar a Panetteria ZN, que funciona 24 horas por dia e oferece buffets de café da manhã, almoço e jantar, além de sobremesas e sopas.

A região também conta ainda com alguns dos bares mais famosos de São Paulo. O principal destaque é o Bar do Luiz Fernandes. Fundado na década de 1970, o local coleciona prêmios de Melhor Petisco pela Veja SP e em 2019 foi eleito, em pesquisa do Datafolha, o melhor bar para comer na capital.

Outra ótima opção é o Bar Brahma Aeroclube. O estabelecimento funciona em um hangar do aeroclube de São Paulo e possui decoração temática.  É possível até observar alguns aviões decolando e pousando na pista do Campo de Marte. O local também oferece música ao vivo dos mais diversos gêneros. 

3 – Comércio e serviços

Santana conta com diversas opções de compras. Um destaque certamente é o Shopping Center Norte. Primeiro shopping da Zona Norte e um dos principais de São Paulo, o Center Norte possui mais de 331 lojas, praça de alimentação, cinema e um hipermercado Carrefour anexado.

Outro ponto de compras importante é o Santana Parque Shopping, que abriga 186 lojas, 30 restaurantes e 8 salas de cinema.

Além disso, as grandes ruas da região, como a Conselheiro Moreira Barros e Av. Engenheiro Caetano Álvares, estão recheadas de estabelecimentos que atendem a todas as necessidades do dia a dia: farmácias, bancos, mercados, pet stores e postos de gasolina são fáceis de se encontrar pelo bairro.

Santana tem ainda diversas escolas e universidades renomadas, como o Salesiano Santa Teresinha, além de grandes hospitais que garantem um atendimento rápido em caso de emergências.

4 – Lazer

Se você procura um lazer que vá além da rotina de shoppings, bares e parques, Santana também oferece excelentes alternativas.

Uma delas é o Sesc Santana, que conta com piscina, ginásio, quadras e playground, além de um teatro que recebe peças e shows de diversos gêneros.

Outra atração artística é o Museu Aberto de Arte Urbana.  Composto por obras de grafite dos principais artistas do gênero no país, o museu é sediado ao ar livre, nas pilastras do trecho elevado da linha azul do metrô (estações Portuguesa-Tietê, Santana e Carandiru). 33 pilastras de 10 metros de altura foram transformadas em obras de arte e podem ser apreciadas na extensão da Av. Cruzeiro do Sul, seja a pé, de bicicleta ou de carro.

O Mirante Santana também é um ponto interessante da região. Localizado a 739 metros do nível do mar, abriga principal estação meteorológica da cidade. De sua praça, é possível ter uma bela vista do bairro até o centro da cidade. Foi eleito pelo jornal Agora o melhor local para apreciar os fogos de artificio do réveillon da Av. Paulista.

5 – Mobilidade

Santana permite fácil acesso para outros pontos da cidade, nos mais diversos tipos de transporte.

O bairro está cercado de estações da linha azul do metrô, que podem te conectar com o restante da capital. Também possui um dos principais terminais de ônibus da Zona Norte, anexado à estação Santana.

Além disso, o distrito está envolto de importantes vias, como as avenidas Engenheiro Caetano Álvares e Brás Leme, que são caminho para a Marginal Tietê.

Já o Corredor Norte-Sul e a Avenida Rudge podem te conectar ao centro, à Avenida Paulista e ao Aeroporto de Congonhas.

More em Santana

O que você está esperando para morar em um dois bairros mais completos de São Paulo?

Venha se encantar com o Hello Santana e aproveite para conhecer todas as facilidades que a região do seu novo lar pode te oferecer!

Rua Conselheiro Moreiea de Barros, 1773.