Dicas

Encontre o imóvel adequado para você

Dependendo de qual é o objetivo com a compra de um apartamento, e até da fase de vida do comprador, existe uma opção de imóvel mais adequada.

Se você pretende fazer esta aquisição como um investimento, os pontos que deve analisar são diferentes caso estivesse em busca de um imóvel para moradia, por exemplo. Da mesma forma, há imóveis mais adequados para quem está fazendo a primeira compra, para quem pretende aumentar a família ou para casais maduros.

Detalhamos abaixo, em tópicos separados por perfil de comprador, o que é importante observar e considerar em relação ao projeto e à localização antes de fechar negócio.

Investidor

O investidor tem como objetivo o lucro. Por isso, especialmente neste caso, é fundamental estudar as probabilidades de valorização do imóvel.

Em termos de localização, a chegada de um metrô, shopping ou outro importante comércio na região tende a contribuir para a valorização de um empreendimento. E se a pretensão é obter uma renda extra por meio de um aluguel, a infraestrutura ao redor será fundamental para determinar o quanto poderá ser cobrado. Regiões de fácil acesso, com variedade de opções de locomoção e infraestrutura de comércios e serviços completa tendem a ser mais procuradas e, consequentemente, mais valorizadas.

Imóveis novos, por necessitarem de menos manutenções e serem adaptados às necessidades atuais do morador, também geralmente são mais procurados. A área de lazer do condomínio, infraestrutura de segurança e itens adicionais, como depósito no subsolo e vagas extras de garagem, também são pontos que, sem dúvida, favorecem a valorização do projeto.


Solteiros

A palavra-chave para esse tipo de morador é localização. Quando você não divide o imóvel com outros familiares, não há necessidade de tanto espaço. Porém, a infraestrutura ao redor deve ser completa, pois funcionará como uma extensão do apartamento. A própria estrutura do condomínio complementará os ambientes do imóvel: você pode usar a churrasqueira e salão de festas do prédio para receber amigos, por exemplo. Imóveis idealizados para solteiros também costumam ter espaços compartilhados, como lavanderia.

Lembre-se que a prioridade, em geral, neste tipo de situação é a praticidade. Sendo assim, para este público o mais apropriado são os apartamentos studio, que são menores e sem divisões entre a cozinha e a sala de estar, apenas o dormitório fica em um ambiente à parte. Geralmente são muito bem localizados.


Jovens casais à procura do primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel, geralmente, acontece em uma fase de desenvolvimento profissional e busca por ascensão financeira. Então, é comum que ao iniciar uma vida a dois, um casal procure um imóvel com um preço mais acessível, mas, é claro, que possa atender suas necessidades.

Neste caso, há duas opções mais indicadas, a escolha vai depender do que é prioridade para os compradores. O jovem casal pode optar por morar fora de São Paulo, mas em cidades que fazem divisa com a capital, como Diadema e Guarulhos, que oferecem imóveis com preços mais atrativos e possuem boas alternativas de locomoção, ou investir em um apartamento localizado em uma região mais central. Neste caso, opta-se por um apartamento mais compacto, que ficará mais fácil de caber no orçamento.


 A família aumentou

Se o comprador está planejando aumentar a família, o ideal é buscar por um imóvel com dois ou mais dormitórios. Especialmente neste caso, observe a distribuição e aproveitamento de espaço do apartamento, pois, quando feitos de forma adequada, facilitam muito a rotina. Se o orçamento permitir, procure imóveis mais espaçosos.

É fundamental, ainda, observar a infraestrutura do condomínio, especialmente a de lazer. Crianças precisam de espaço para brincar e a socialização é um fator muito importante nesta fase. Brinquedoteca e playground já dão conta de divertir os pequenos, mas também existem opções mais completas, como os condomínios clube, que oferecem uma grande quantidade de itens para todas as idades, especialmente para as crianças.

Por último, mas não menos importante: considere a rotina de uma criança para fazer sua escolha. Estar perto de bons colégios, por exemplo, é fundamental.


Casais Maduros

Casais maduros, por sua vez, já passaram pelo momento da primeira compra, e também já tiveram apartamentos mais espaçosos para criar seus filhos, agora procuram por um local tranquilo e com uma boa qualidade de vida, com um custo não tão elevado e com opções de lazer.

Sendo assim, as melhores opções para esse tipo de comprador são imóveis localizados em bairros distantes da euforia da cidade, com parques e ambientes arborizados. O bairro também deve proporcionar estrutura completa de comércio no entorno do imóvel, para que o morador não tenha que percorrer grandes distâncias para realizar as tarefas diárias.

Outro ponto que deve ser reforçado, e que talvez seja o mais crucial, é o tamanho do apartamento. Um casal maduro talvez não precise mais de um imóvel muito amplo, pois a prioridade neste caso é a praticidade e menor necessidade de manutenção.

 post_v2teste_branco__1_