Dicas

Aprenda a decorar um home office para apartamento

Se você gosta de ler, estuda ou até mesmo deixou o ambiente corporativo para trabalhar em casa, precisa de uma estação de trabalho bem planejada e funcional para sua rotina. E quem mora em um apartamento pode reservar um cantinho para essa finalidade.

O home office deve ser prático, tranquilo e confortável. Para que seja um lugar agradável, mesmo sendo pequeno, basta adaptar da maneira correta.

Explorando um espaço compacto para compor um escritório

Quem vive em imóvel compacto pode utilizar mesas menores, um armário ou um guarda-roupas, por exemplo, para montar pequenos escritórios. Para complementar, as portas podem ser aproveitadas como painéis e nichos servem para guardar os objetos mais utilizados.

Outra alternativa são os móveis multifuncionais e retráteis, que auxiliam na organização do local, permitindo que os principais itens fiquem sempre em mãos sem comprometer a mobilidade.

Mesa multifuncional para home office

Fonte: Madeira Madeira

Bancadas fixas na parede e móveis sob medida, de preferência em formato de L ou T, podem ajudar a economizar espaço e valorizam os cantos do apartamento.

Bancada fixa para home office

Fonte: Coisas da Léia

Você pode utilizar prateleiras fixas, para guardar livros e objetos de trabalho. Outra sugestão é reservar uma parte para colocar lembretes e recados.

Incluir itens que estimulem a criatividade e inspiração, como um quadro ou fotografias é uma boa alternativa para complementar seu espaço.

Ambiente Organizado

Quem tem um home office precisa ser organizado e evitar o acúmulo materiais. Armazenar os objetos que são menos utilizados em caixas fechadas, substituir o computador por um notebook e optar por mesas com gavetas são boas dicas que ajudam a manter tudo no lugar.

Home office com móveis de madeira

Fonte: Carol Celico

Iluminação favorável

Um ponto relevante é a iluminação, que deve ser adaptada. Nesse caso, você pode investir em uma luminária pendente ou instalar um sistema de LED sobre a mesa/bancada. Uma luminária direcionável é outra sugestão bastante útil, já que serve para focar em pontos estratégicos.

Home office com luminária pendente

Fonte: Casa Claudia

Ampliando o espaço

Apostar em cores claras é muito proveitoso para um pequeno home office, uma vez que trazem sensação de que o ambiente é maior. Bancadas e outras peças de vidro ou acrílico também ajudam a transmitir essa percepção, porque não criam barreiras visuais e ainda acrescentam um toque moderno.

Home office com cadeira de acrílica

Fonte: B. Loved

Cadeira

Para finalizar, um elemento fundamental para essa decoração é a cadeira, que precisa ser confortável e com apoio para as costas para não prejudicar sua postura e concentração.

Cadeira para home office

Fonte: Virginia Duran

Agora aproveite essas orientações para conseguir trabalhar ou estudar com calma e conforto no seu próprio cantinho particular.