Imóveis

Projeto de Guarulhos vira modelo na america latina

Guarulhos é a segunda cidade do estado de São Paulo em número de habitantes, possui um dos maiores PIBs do país e sua economia atrai um grande número de investidores. Porém, não é destaque somente por seu poder econômico, há ainda uma grande preocupação em manter, em meio a todo esse desenvolvimento, a qualidade de vida e bem-estar dos moradores.

Programa Ilhas VerdesUma das iniciativas da Prefeitura de Guarulhos é o Programa Ilhas Verdes, que em cerca de dois anos de existência realizou o plantio de 30 mil árvores em todo o município.

O objetivo do projeto é ampliar as áreas verdes da cidade e desenvolver a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

Para isso, contou com a ajuda da Universidade de Guarulhos que mapeou as ilhas de calor do município, ou seja, as regiões onde há mais incidência de calor. Nesses locais serão plantadas um número maior de árvores.

O projeto envolve também escolas da cidade para incentivar os próprios alunos a
distribuírem as mudas, além de terem a oportunidade de conhecer o processo do plantio e sua importância. A finalidade do programa não é somente aumentar as
áreas verdes em locais públicos, mas principalmente nas áreas residenciais. Ou seja, o trabalho de conscientização com estudantes irá ajudar a levar a prática para casa de cada um deles.

Projeto é reconhecido como prática exemplar.

UnescoUma das conquistas mais recentes do Ilhas Verdes foi o seu reconhecimento pela UNESCO como exemplo de política pública. Inclusive, recebeu no início deste ano representantes da Argentina, Chile, Costa Rica e Peru interessados em conhecer mais sobre o projeto, afinal, iniciativas como esta devem ser passadas para frente.