Dicas

Conheça a decoração certa para dar sensação de amplitude no imóvel

Se você mora em um apartamento compacto, é interessante aprender como aproveitar melhor cada ambiente.

O olhar criterioso na decoração é essencial. Existem diversos truques que foram pensados para garantir sensação de amplitude e valorizar a metragem do imóvel – utilizar espelhos, por exemplo, é uma das soluções mais conhecidas.

Separamos algumas dicas que podem ser úteis.

Atenção para a mobília

A melhor técnica é optar por móveis planejados ou sob medida, pois são adequados ao espaço disponível. Esses modelos geralmente são um pouco mais caros, mas compensam porque ocupam apenas a dimensão determinada – sem desperdiçar demais áreas do cômodo.

E qual é a diferença entre marcenaria planejada e sob medida?

Um móvel planejado possui uma configuração padrão de suas medidas, ou seja, as peças são pré-fabricadas em tamanhos determinados e depois encaixadas entre si. O acabamento final é montado conforme a necessidade do cliente.

Já a mobília sob medida é projetada do zero pelo arquiteto, que vai criá-la de acordo com as proporções do seu imóvel. Por ser elaborado milimetricamente, esse tipo de móvel acaba saindo um pouco mais caro que o anterior. Em compensação, permite que o profissional atribua detalhes estilizados, como molduras e recortes.

Foto do apartamento decorado do Art’s | Tibério Construtora

Uma distribuição inteligente dos móveis é muito importante para garantir amplitude. Na imagem acima, por exemplo, a escolha foi adotar armários suspensos, planejados para ocupar os lugares mais altos. Na parte inferior da mesma parede foi colocada outra mobília, aproveitando melhor a área da cozinha.

Você também pode substituir móveis como armários e gabinetes por nichos nas paredes, uma maneira charmosa de economizar espaço:

Foto do apartamento decorado do HomeClub Carrão | Tibério Construtora

O poder da iluminação

A iluminação é uma das propriedades que mais valorizam o ambiente. No caso dos imóveis compactos, é interessante substituir os abajures por estilos embutidos nas paredes, pois além de ocuparem menos da metragem, também ampliam a noção de espaço.

Foto do apartamento decorado do HomeClub Guarulhos | Tibério Construtora

Divisão de ambientes

Outra maneira interessante de economizar espaço é utilizar divisórias de ambientes. Esses itens ocupam menos que as paredes tradicionais e também podem agregar muito à decoração.

A sugestão é optar por modelos vazados ou de vidro, a fim de compartilhar a iluminação entre os cômodos.

Foto de apartamento com divisória de ambiente

Fonte: Pinterest

Cores e texturas

As cores claras e neutras, além de garantirem uma composição mais leve ao ambiente, também refletem a luz, e por isso são as mais indicadas para oferecer sensação de amplitude.

Porém, se você gosta de tons marcantes, fique tranquilo: a dica é adotar a coloração preferida em alguns objetos e usá-la para contrastar com as demais.

Foto do apartamento decorado do Vibe | Tibério Construtora

A partir dessas dicas, encontre a decoração que mais agrada a você e adote para o seu imóvel. Depois, note como esses truques vão transmitir uma incrível sensação de amplitude ao seu apartamento.