Tibério News

Taxa Selic a 2,75%a.a.: Qual o impacto no mercado imobiliário?

Em 17 de março de 2021, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou a nova taxa básica de juros, que subiu dos históricos 2% a.a. para 2,75% a.a.

A ação foi motivada pela alta da inflação. No início da pandemia, para conter uma crise econômica maior, o objetivo da taxa baixíssima foi movimentar a economia.

Agora, diante da constante alta dos preços, foi necessária essa ação para conter o consumo. Quanto mais dinheiro circula no mercado, mais a inflação reage para cima.

Ainda é um bom momento para financiar um imóvel?

O mercado da construção surpreendeu durante a pandemia e registrou aumento do número de venda de imóveis e de aquisição de crédito imobiliário. 

Uma das motivações foi as baixas taxas de juros, que, enquanto prejudicou a rentabilidade dos investimentos, movimentou a busca por imóveis.

Outro fator que impulsionou as vendas foi o isolamento social e a tendência do home office, que valorizou a importância de um lar confortável e criou novas necessidades.

Oportunidade pode passar

A previsão do Copom é chegar em 3,5% ainda em maio deste ano e em 5%a.a. até 2022. O que isso significa?

Quanto mais alta a taxa Selic, maiores os juros do financiamento imobiliário, que ainda estão baixíssimos. Porém, aumentando a taxa básica de juros, o crédito pode ficar mais caro.

Sendo assim, agora é o momento ideal para tomar uma decisão de compra. Enquanto a taxa ainda se mantém baixa, os juros do crédito imobiliário continuam atrativos. O valor atual da taxa é fixado para todo período do financiamento.

Como os juros devem demorar um tempo para serem repassados, ainda é previsto mais expansão para o mercado de imóveis. A Abecip prevê um aumento de 27% no volume de financiamentos imobiliários em 2021.

empreendimentos que você pode gostar:

Blend Saúde
Saúde - São Paulo

Em Construção

Blend Saúde

  • 1 e 2 Dorms. / 30 a 42 m²
  • Opção com vaga
  • A 500m da Estação Saúde
Jump Tatuapé
Tatuapé - São Paulo

Em Construção

Jump Tatuapé

  • Studio, 1 e 2 Dorms. / 25 m² a 42 m²
  • A 550m da Estação Tatuapé
Hit Mooca
Mooca - São Paulo

Em Construção

Hit Mooca

  • 2 Dorms. (opção com suíte) / 43 a 47m²
  • A 30m da estação Bresser-Mooca
Prisma Pinheiros
Pinheiros - São Paulo

Em Construção

Prisma Pinheiros

  • Studio e 1 Dorm. / 25 a 31m²
  • Entre as ruas Cardeal e Oscar Freire