Dicas

Saiba tudo sobre alvenaria estrutural

Método construtivo muito usado nos empreendimentos mas pouco conhecido pelos moradores, a alvenaria estrutural merece destaque, já que vem ganhando espaço na construção civil.

Esse método usa blocos especiais para formar a base que sustenta o edifício, dispensando o uso de vigas e pilares convencionais, ou seja, são paredes reforçadas que garantem sua estabilidade e um acabamento resistente e de qualidade.

Bom para todos

A alvenaria estrutural é uma alternativa que beneficia tanto no momento da construção quanto no dia a dia do comprador:

Na construção

  • Reduz o desperdício de material;
  • É ecologicamente correta, pois evita a geração de entulho;
  • Diminui o risco de causar problemas na infraestrutura;
  • É vantajoso para o meio ambiente, pois reduz a quantidade de matéria prima natural desperdiçada, como a madeira, e o descarte de resíduos poluentes, como os que compõem o gesso.

Morador

  • Garante o equilíbrio da temperatura no ambiente, proporcionando conforto para o morador e combatendo oscilações climáticas dentro do apartamento;
  • Por ser um processo mais simples e prático, otimiza a conclusão da obra e, consequentemente, agiliza a mudança do futuro morador;
  • Oferece um acabamento uniforme e melhor executado.

Limitações e soluções

Apesar de a alvenaria estrutural apresentar algumas limitações, todas elas possuem uma solução para que o morador consiga aproveitar todas as vantagens do método.

Quais são as limitações da alvenaria estrutural?

Assim como os empreendimentos que têm como base estrutural vigas e pilares, os de alvenaria têm a mesma finalidade: sustentar a estrutura do edifício, e por isso não podem sofrer modificações, como remoção, cortes ou demolição.

Como solucionar?

Tibério é uma das empresas pioneiras no uso de alvenaria estrutural. E por isso, ganhou expertise nessa tecnologia desde a década de 70, tornando-se referência no mercado por desenvolver projetos inovadores, que unem flexibilidade, rapidez e qualidade de execução.

Por isso, seus projetos que utilizam esse método são desenvolvidos de maneira inteligente, ou seja, todas as modificações que podem ser feitas pelo usuário são previstas antecipadamente.

Dessa forma são criados espaços flexíveis sob medida para que ele tenha liberdade caso precise fazer mudanças.

Para o morador que tem interesse em fazer alterações no imóvel, é possível, também, aproveitar outra possibilidade enquanto o apartamento está na planta:

Paredes de Vedação

São paredes que têm apenas a função de separar os ambientes, portanto, permitem alterações ou remoções e não abalam a estrutura do imóvel.

Living Ampliado do apartamento de 3 dormitórios 74,30m² privativos Privilège Parque Aclimação

Exemplos para essa situação são a ampliação do living – ou seja, quando a parede de vedação que pertenceria a um dos dormitórios não é levantada para integrar esses dois ambientes e transformar o living em uma espaço mais amplo – e o planejamento da cozinha americana, caso o projeto contemple essas opções. Essas são algumas das reformas que podem ser feitas, sendo que não prejudicam o empreendimento.

Quadros e móveis nas paredes

Pendurar quadros, instalar prateleiras ou fixar qualquer outro objeto nas paredes de alvenaria estrutural são processos que podem ser realizados normalmente, e não comprometem a segurança do edifício.

Tomadas

O apartamento é entregue com um número de pontos de tomada adequado para a necessidade do morador. Porém, caso for necessário mudá-los de lugar, basta utilizar o rodapé com canaleta para fazer a transferência.

Apesar de ainda haver resistência em relação ao método, muitos se renderam às suas vantagens.

Se usado de maneira inteligente, todas as suas limitações podem ser solucionadas.