Como comprar

Conheça a importância do Registro de Incorporação do Imóvel

O Registro de Incorporação é um documento que oferece algumas garantias ao comprador. Por isso, conhecer exatamente o que é e o que assegura a quem pretende adquirir um imóvel também deve fazer parte do processo de compra.

O que é Registro de Incorporação?

Também conhecido como RI, o Registro de Incorporação do Imóvel descreve todas as características construtivas do condomínio e tem como principal objetivo informar ao comprador como ele será entregue.

O que vem descrito no documento?

Através do registro é possível saber detalhes da planta de todos os espaços, além de outras documentações, entre eles:

Áreas comuns e privativas do empreendimento

Vagas de garagem

Área de lazer disponível

Memorial Descritivo

Qual é sua importância?

O RI é importante porque é o responsável por possibilitar a comercialização do imóvel. Ou seja, enquanto o registro não é liberado, as unidades não são disponibilizadas para venda.

Além disso, determina que o projeto seja executado da maneira como que está descrito no documento, conforme os requisitos da Prefeitura da cidade onde está localizado.

Qual o processo para registrar a incorporação de um imóvel?

Antes de ser aprovado, o projeto passa por várias etapas que começam na sua concepção e que tem como finalidade obter o Registro de Incorporação.

O que o Registro de Incorporação garante para o comprador?

O RI assegura que o condomínio será entregue respeitando o método de construção e os prazos designados pela lei, sendo que não sofrerá modificações ao longo da edificação que não estejam mencionadas no registro.

Por isso, para ter certeza de que a empresa está cumprindo as exigências estipuladas pela Prefeitura, antes de comprar um imóvel, peça para ver o seu Registro de Incorporação e confirme no cartório em que o condomínio foi registrado para ter certeza de que as informações divulgadas pela incorporadora são verídicas.

Entenda mais: as diferenças entre incorporadora e construtora