Saiba mais sobre as vagas de garagem em condomínios

0

Ter vagas de garagem no condomínio se tornou um item indispensável para os moradores. Além de mais segurança, é muito mais prático poder deixar seu veículo no local onde mora.

Ao comprar um apartamento, é importante se atentar ao tipo de vaga oferecida no projeto e como é feita a divisão entre os condôminos.

Conheça melhor os tipos de vagas existentes:

– Vaga sujeita a sorteio

Quando as vagas são sujeitas a sorteio, cada unidade tem direito a uma quantidade determinada de vagas, mas sem local definido. Através de sorteio, será definida a vaga que cada morador receberá, que podem ser livres ou presas. Esse sorteio pode ser renovado periodicamente, a critério do condomínio.

– Vaga autônoma

A vaga autônoma é comprada a parte pelo morador. Possui escritura própria e pode ser vendida ou trocada com outro proprietário, dependendo das regras do condomínio. Em geral, são vagas maiores, bem localizadas e livres.

– Vaga vinculada

A vaga vinculada faz parte da matrícula da unidade a que pertence, podendo apenas ser vendida e comprada junto àquele apartamento. No momento da compra da unidade, o morador já sabe qual será a localização da sua vaga de garagem.

Veja um exemplo: em um empreendimento que oferece 1 vaga por unidade, mas possui vagas autônomas disponíveis, o morador que desejar pode adquirir uma vaga extra.

As vagas também podem estar em duas situações: livres ou presas.

 

– Vagas livres

Nas vagas livres, os motoristas não dependem de outros para retirar o carro da garagem. Por serem independentes, são as mais desejadas pelos moradores.

– Vagas presas

As chamadas vagas presas são aquelas que possuem outra vaga a frente ou atrás. Nesses casos, para sair ou entrar com o veículo na garagem é necessário retirar o carro do vizinho. Cada condomínio opta por uma solução, que pode ser deixar uma cópia da chave com o morador da vaga vizinha ou contratar um manobrista.

Há também três diferentes tamanhos de vagas, que são padronizados:

 Entender melhor as denominações utilizadas e as características de cada vaga ajuda a escolher o projeto que mais se adequa às suas necessidades e as de sua família.

Share.

About Author

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Leave A Reply