Dicas

Saiba mais sobre as vagas de garagem em condomínios

Qual o tamanho de uma vaga de garagem em condomínio? 

Ao comprar um apartamento, é importante se atentar ao tipo de vaga oferecida no projeto, como é feita a divisão entre os condôminos e o tamanho da vaga, já que você pode ter um carro maior do que a dimensão da vaga e ter problemas com o sindíco e outros moradores. 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o ideal é que as vagas de garagem de um condomínio tenham 2,30 m de largura por 5,50 m de comprimento. 

Posso alugar vaga de garagem em condomínio?

Essa é uma questão que muitas pessoas têm e cada condomínio possui suas próprias regras. Na Tibério Construtora, por exemplo, após a implatação do condomínio, os condôminos podem realizar locação de suas vagas, porém devem seguir as regras impostas pelo condomínio. 

Com isso, é importante conversar com o síndico do local em que você mora para entender melhor as regras sobre a locação de vagas.

Quais os tipos de vaga de garagem em condomínio?

Vagas de garagem sujeita a sorteio

Quando as vagas são sujeitas a sorteio, cada unidade tem direito a uma quantidade determinada de vagas, mas sem local definido. Através de sorteio, será definida a vaga que cada morador receberá, que podem ser livres ou presas. Esse sorteio pode ser renovado periodicamente, a critério do condomínio.

Vagas de garagem vinculada

A vaga vinculada faz parte da matrícula da unidade a que pertence, podendo apenas ser vendida e comprada junto àquele apartamento. No momento da compra da unidade, o morador já sabe qual será a localização da sua vaga de garagem.

Veja um exemplo: em um empreendimento que oferece 1 vaga por unidade, mas possui vagas autônomas disponíveis, o morador que desejar pode adquirir uma vaga extra.

As vagas também podem estar em duas situações: livres ou presas.

 

Vagas livres

Nessa modalidade de vaga os motoristas não dependem de outros para retirar o carro da garagem. Por serem independentes, são as mais desejadas pelos moradores.

Vagas presas

As chamadas vagas presas são aquelas que possuem outra vaga a frente ou atrás. Nesses casos, para sair ou entrar com o veículo na garagem é necessário retirar o carro do vizinho. Cada condomínio opta por uma solução, que pode ser deixar uma cópia da chave com o morador da vaga vizinha ou contratar um manobrista.

 

Quer conferir mais dicas sobre condomínios e ficar por dentro das atualizações que fazemos em nosso blog? Conheça nosso site. 

empreendimentos que você pode gostar:

Follow Santo André
Parque Jaçatuba - Santo André

Pronto para morar

Follow Santo André

  • 2 e 3 Dorms. / 46m² a 66m²
  • 1 vaga
Connect Diadema
Centro - Diadema

Pronto para morar

Connect Diadema

  • 2 e 3 Dorms. / 49 a 65 m²
  • 14 min da Estação Jabaquara
Oxy Alto da Lapa
Alto da Lapa - São Paulo

Pronto para morar

Oxy Alto da Lapa

  • 3 Dorms. / 70m²
  • 2 vagas
Class Guarulhos
Vila Augusta - Guarulhos

Pronto para morar

Class Guarulhos

  • 2 e 3 Dorms. / 70 a 94 m²
  • 2 vagas