Dicas

Como escolher o melhor piso para o seu apartamento

Escolher o piso mais adequado para o seu apartamento é uma tarefa que costuma gerar algumas dúvidas. Normalmente, os imóveis novos são entregues com piso nas áreas molhadas, por isso, é importante conhecer as particularidades de cada modelo.

Confira alguns fatores que influenciam na escolha dos tipos e avalie as melhores opções:

Ambiente

A primeira etapa da escolha deve ser a avaliação do local onde o piso será instalado e seu uso. Alguns modelos se adaptam melhor a espaços com menor circulação, como o quarto. Outros são específicos para ambientes úmidos, como o banheiro e a área de serviço.

Se você possui animais de estimação, leve-os em consideração: alguns modelos fazem barulho quando o bichinho anda, são mais suscetíveis a arranhões e difíceis de limpar.

Tipos de piso

Confira os pisos mais indicados para cada ambiente do apartamento:

Porcelanato

O porcelanato concilia elegância e praticidade, ideal para ambientes internos e externos. São indicados para locais com maior circulação, como sala, cozinha e banheiro, por sua alta durabilidade e resistência, baixa absorção de água e menor suscetibilidade às manchas.

Cozinha com porcelanato do apartamento decorado do Portal do Paço | Tibério Construtora

Outra vantagem desse modelo é a capacidade de reproduzir o efeito de diferentes tipos de materiais, dependendo do seu acabamento: brilho, natural e até textura.

Vinílico

O piso vinílico é um revestimento térmico que une conforto, modernidade e acabamento de qualidade. Também chamado de piso de PVC, possui alta durabilidade, é fácil de limpar e instalar e reduz o barulho do ambiente.

Living com piso vinílico no apartamento decorado do Cores | Tibério Construtora

Por ser sensível à umidade, é recomendado apenas para áreas secas, como salas e quartos, devendo ser evitado em banheiros e área de serviço.

Laminado

O piso laminado combina beleza, praticidade e conforto térmico. São indicados para ambientes fechados, como quartos e salas, e aliados de quem tem alergia a pó, pois não acumulam sujeira. Outra vantagem é que existem modelos hipoalergênicos.

Limpeza e manutenção

Cada tipo de piso possui suas particularidades de limpeza, por isso, é importante prestar atenção para não desgastar o material. Além disso, vale a pena conferir no manual do apartamento quais são as recomendações para cada área.

No caso do porcelanato, por exemplo, é recomendado usar uma vassoura de cerdas macias, para não riscar, e passar pano em seguida. No entanto, em áreas externas, pode ser lavado com água.

Instalação

A instalação varia de acordo com o tipo de piso escolhido, por isso é importante contratar um serviço especializado, para garantir a aplicação correta e evitar problemas no futuro.

Que tipo de piso a Tibério usa nos decorados?

Os apartamentos decorados da Tibério costumam combinar dois tipos de piso: porcelanato nos banheiros e cozinha e vinílico nos quartos e salas.

Living e dormitório do apartamento decorado do Cores | Tibério Construtora

Para verificar quais pisos são entregues na sua unidade, consulte o memorial descritivo.

Escolher o piso mais adequado para cada cômodo aumenta sua durabilidade e evita problemas futuros. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e garanta o melhor para o seu lar.