O que é INCC e como influencia na parcela do imóvel?

0

O INCC (Índice Nacional do Custo de Construção) observa a variação do custo dos insumos utilizados nas construções habitacionais e influencia diretamente no valor das parcelas do imóvel.

Saiba mais sobre a importância desse índice.

Como o INCC é calculado?

A FGV obtém esse dado a partir de orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil de sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

O calculo é feito a partir da combinação do sistema de preços com o de pesos.

Sistema de preços:

 São considerados os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra, que são divididos em três grupos: estruturais, instalações e acabamentos.

Sistema de pesos:

É composto pelas variações de custos entre as cidades e o desenvolvimento dos mercados de construções habitacionais em cada uma delas. É atribuído a todas um peso em percentual, que juntos formam cem.

Como influencia nas parcelas cobradas?

O INCC é usado pelas construtoras para reajustar o saldo devedor no período em que os empreendimentos estão em obras.

É importante entender que esse valor não é taxa de juros. Trata-se de uma simples correção do valor restante para ajustá-lo à variação dos custos da obra durante a construção.

Conheça os tipos de INCC

Existem três tipos de INCC no mercado: M, DI e 10. A diferença entre eles é o período de coleta dos dados pela FGV.

 Os dados referentes ao INCC-M são coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês vigente. A coleta para o INCC-DI ocorre entre o primeiro e o último dia do mês. Já para o INCC-10, como seu nome diz, acontece entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Agora que você já sabe como funciona o INCC, use essa informação a seu favor para entender o que é cobrado nas parcelas do seu financiamento imobiliário.

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: