Como comprar

O que é INCC?

O que é INCC?
O que é INCC?

O INCC (Índice Nacional do Custo de Construção) observa a variação do custo dos insumos utilizados nas construções habitacionais e influencia diretamente no valor das parcelas do imóvel.

Saiba mais sobre a importância desse índice.

Como o INCC é calculado?

A FGV obtém esse dado a partir de orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil de sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

O calculo é feito a partir da combinação do sistema de preços com o de pesos.

Sistema de preços:

 São considerados os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra, que são divididos em três grupos: estruturas, instalações e acabamentos.

Sistema de pesos:

É composto pelas variações de custos entre as cidades e o desenvolvimento dos mercados de construções habitacionais em cada uma delas. É atribuído a todas um peso em percentual, que juntos formam cem.

Leia também: FGTS para comprar um imóvel: Saiba como e quando utilizá-lo

 

Como o INCC influencia nas parcelas cobradas?

O INCC é usado pelas construtoras para reajustar o saldo devedor no período em que os empreendimentos estão em obras.

É importante entender que esse valor não é taxa de juros. Trata-se de uma simples correção do valor restante para ajustá-lo à variação dos custos da obra durante a construção.

Quais os tipos de INCC?

Existem três tipos de INCC no mercado: M, DI e 10. A diferença entre eles é o período de coleta dos dados pela FGV.

 Os dados referentes ao INCC-M são coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês vigente. A coleta para o INCC-DI ocorre entre o primeiro e o último dia do mês. Já para o INCC-10, como seu nome diz, acontece entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Qual INCC as construtoras usam?

sob uma mesa branca com um projeto em cima está um capacete amarelo, régua, lápis que os arquitetos usam

As construtoras costumam usar o INCC-M, mas isso vai depender do tipo de contrato.

Se o contrato for menor do que 36 meses, é bem comum encontrar uma correção anual, baseada no acumulado do índice referente ao ano anterior.

Se o contrato for maior do que 36 meses, a correção é mensal e por isso as construtoras utilizam o INCC-M.

Mas vale a informação de que cada construtora utiliza um tipo do índice de INCC, por isso é importante sempre ler contrato de compra e venda para saber qual índice a sua construtora usará como base para correção das suas parcelas de obra.

O que é INCC-M?

É o Índice da Nacional do Custo da Construção do Mercado. Ele leva em consideração os valores das sete capitais citadas anteriormente.

Este índice é a média aritmética ponderada destas sete capitais. Os pesquisadores fazem a pesquisa entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente. São considerados os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra.

 

Agora que você já sabe como funciona o INCC, use essa informação a seu favor para entender como é a correção das suas parcelas.

Não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para receber novidades incríveis sobre os nossos empreendimentos, dicas sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais!