Dicas

Condomínios oferecem novas opções para prática de atividade

Fazer atividades físicas para muitas pessoas, além de um hobby ou uma opção de lazer, é uma questão de saúde, mas por causa da rotina corrida e da falta de tempo, a prática de exercícios tem cada vez mais perdido espaço no dia a dia.

imagem ilustrativaObservando essa situação, nos últimos anos, muitas construtoras têm incluído em seus projetos ambientes dedicados à prática de atividades físicas, para que o morador possa aproveitar ao máximo o tempo livre que tem e não necessite sair do condomínio ou se deslocar grandes distâncias para se exercitar.

Um fato que vem chamando a atenção, é que esses ambientes vêm se tornando cada vez mais completos e oferecendo uma grande variedade de opções de atividades, dispondo muitas vezes de infraestrutura similar ou até superior a algumas academias.

Tendência

Atualmente, um número cada vez maior de pessoas tem se preocupado com a saúde e o bem-estar, optando pela prática de atividades físicas para ter uma qualidade de vida melhor, mas muitas vezes esbarram na falta de tempo.

Por isso, tem sido uma tendência nos novos empreendimentos imobiliários, além das já tradicionais academias com aparelhos de musculação, também a inclusão de espaços para lutas e artes marciais, pilates, pistas de caminhada e cooper, salas para alongamentos e ginástica, entre outros itens.

Perspectiva Artistíca - Espaço Dança - Paradiso Perspectiva artística Ginástica Externa - Portal do Paço Perspectiva Artística Espaço Luta

A intenção das construtoras com a inclusão desses novos espaços nos projetos é que eles se transformem em uma extensão do apartamento, favorecendo principalmente a praticidade.

Vantagens

Além de proporcionar facilidade e segurança para os moradores, os novos espaços voltados para a prática de atividades físicas em condomínios podem oferecer outras vantagens.

Entre elas, está o fato de ter a disposição aparelhos e ambientes para essa finalidade sempre que desejar e não ter que enfrentar academias ou clubes lotados.

imagem ilustrativaA economia nesses casos também é um fator importante, pois como o custo de manutenção desses espaços pode ser compartilhado entre os apartamentos diretamente no pagamento mensal do condomínio, o valor pode ser de 60% a 70% menor do que a mensalidade de uma academia de grande porte ou de um clube.

Além disso, há a possibilidade de poder contar com um profissional de confiança, que pode ser contratado pelo condomínio, para atender em dias e horários previamente estipulados.

No caso de a contratação ser feita pela administração, os valores desse tipo de serviço podem ser divididos entre os moradores que desejarem utilizá-lo, ficando proporcionalmente mais barato para cada um. Em situações como essa, quanto maior o número de pessoas que aderirem, menor será o valor a ser pago.

Já para quem gosta de exclusividade, uma opção pode ser a contratação de um profissional particular, um personal trainer, que possa atender nas dependências do condomínio.

imagem ilustrativa

Somado a tudo isso, o fato de poder contar com espaços diferenciados para a prática de atividades físicas dentro do condomínio pode também ajudar na convivência entre os condôminos, fortalecendo vínculos entre eles e gerando novas amizades.