Tibério News

Jovens conquistam o primeiro imóvel cada vez mais cedo

Comprar o imóvel próprio é um passo importante, ainda mais quando se trata da primeira aquisição.

Ao começar a trabalhar e ganhar o próprio dinheiro, muitos jovens já começam a pensar em sair da casa dos pais e logo vem à cabeça a ideia de comprar um imóvel.

Até alguns anos atrás, era muito difícil imaginar que um jovem em começo de carreira, com seus vinte e poucos anos, pudesse adquirir um bem de tamanha proporção. Esse tipo de situação era mais comum entre pessoas um pouco mais velhas, com certa estabilidade profissional e salários mais altos.

Entretanto, nos dias de hoje algumas situações contribuem para que o jovem possa adquirir o primeiro imóvel com mais facilidade, como a contratação de crédito imobiliário mais acessível, prazo maior para o pagamento de financiamento e a possibilidade de dar um valor de entrada menor no momento da compra.

Números expressivos para quem está começando

Um estudo feito pela Caixa Econômica Federal revela que, de janeiro até setembro de 2013, 57% dos financiamentos imobiliários foram realizados por clientes com idade inferior a 35 anos.

Nesse mesmo período, a Caixa atingiu um total de R$ 100,1 bilhões em contratações de crédito imobiliário. Desse valor, 44% foi destinado a clientes com menos de 35 anos de idade.

Porcentagem dos financiamentos imobiliários que foram realizados por clientes com idade inferior a 35 anos.

Esses índices demonstram que atualmente muitos jovens entram cedo no mercado de trabalho conseguindo com certa rapidez estabilidade e sucesso em suas carreiras, muitas vezes ocupando cargos de chefia ou de gerencia, o que se traduz em salários mais altos.

Recebendo salários maiores, os recursos como o do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também se acumulam proporcionalmente, contribuindo, por exemplo, para um valor maior de entrada no momento da compra.

Perfil dos imóveis buscados pelo jovens

Um estudo realizado pelo portal Urby, que reúne os principais sites de compra e venda de imóveis no Brasil, mostra o perfil do brasileiro que compra imóveis após buscas pela internet. No caso dos jovens, foram encontradas algumas características que chamam a atenção.

Apartamentos de um ou dois quartos, de 44 a 90 metros quadrados, costumam ser mais buscados por homens na faixa dos 20 anos de idade que querem sair da casa dos pais.

Já para aqueles com idade entre 25 e 35 anos, e nesse caso recém-casados, a preferência é por imóveis na planta entre 50 e 90 metros quadrados.

Perfil dos imóveis buscados por jovens

Uma ótima forma de investimento

Além de conseguir comprar o primeiro imóvel cada vez mais cedo, muitos jovens também estão aprendendo a investir com a mesma velocidade.

Por isso, aqueles que desejam rentabilizar parte de seus ganhos com grandes possibilidades de lucro podem considerar o investimento no ramo imobiliário uma ótima opção.

O setor de imóveis, nos últimos anos, despontou como uma das melhores opções para quem está em busca de uma aplicação segura e rentável. Isso porque, o segmento vem apresentando crescimento expressivo e grande valorização. Além do que, a compra de um imóvel é a garantia de um patrimônio vitalício, que, sendo alugado, pode servir como uma renda complementar.

Como forma de investimento pensando no futuro, o jovem pode começar com um imóvel mais compacto, com custos e condições de pagamento mais atraentes e com grande potencial de valorização. Este imóvel também pode ser usado como entrada na compra de um imóvel maior ou com infraestrutura mais completa, por exemplo.