Como comprar

Hipoteca de imóveis é prática comum entre empresas do ramo da construção civil

Imagem ilustrativaUma das formas de financiamento mais famosas do mundo, a Hipoteca, é uma prática bastante comum no ramo da construção civil. Porém, ainda é pouco conhecida pelas pessoas que compram imóveis junto a incorporadoras.

Ao iniciar o processo de compra de um imóvel, algumas pessoas ficam em dúvida sobre o negócio quando ficam sabendo que a unidade que elas estão adquirindo está hipotecada por uma instituição financeira.

Porém, essa é uma prática muito normal, e inclusive pode significar mais segurança ao comprador, pois o banco financiador do projeto avalia com muito rigor a situação financeira da incorporadora, para se certificar da viabilidade da obra, o que aumenta a garantia de que o imóvel será construído e entregue.

Mas o que é a hipoteca?

Imagem ilustrativaA hipoteca é uma forma de garantia usada para assegurar um empréstimo por meio da disponibilidade de bens imóveis e móveis sem a necessidade de transferência de sua posse ao credor, até o pagamento da dívida.

No caso das construtoras, para que elas possam obter financiamento para a realização da obra de um empreendimento é necessário conceder algumas ou todas as unidades do futuro projeto para a instituição que vai financiar obra, como forma de garantia.

E se meu imóvel estiver hipotecado?

Caso o cliente adquiria um imóvel hipotecado, há algumas situações que podem ocorrer. Uma delas é, se o imóvel ainda estiver em fase de construção.

No caso da Tibério Construtora, por exemplo, se a pessoa adquirir uma unidade e conseguir quitá-la dentro do prazo de entrega, a baixa da hipoteca é feita de 120 a 180 dias após a concessão do Habite-se (que é o documento que certifica entrega da obra).

Outra possibilidade é a de o comprador adquirir um imóvel onde a obra já esteja concluída. Neste caso, a unidade adquirida fica livre da hipoteca, pois ao termino da obra a construtora tem que efetuar a quitação do financiamento junto ao banco que financiou a obra, fazendo assim com que as unidades restantes fiquem 2isentas da hipoteca em caso de venda.

Imagem ilustrativaAlgumas ficam um pouco receosas em comprar uma unidade de um empreendimento que está hipotecado com receio de perder ou não receber o imóvel caso a construtora não honre com o compromisso ou passe por alguma dificuldade. Porém, quando o comprador adquire uma unidade que está hipotecada a dívida continua sendo de responsabilidade da incorporadora, não havendo assim riscos para o cliente de perder ou não receber o seu imóvel.

A mesma situação vale para o comprador que adquire um imóvel por financiamento bancário e sua unidade esteja hipotecada. Neste caso, a dívida também permanece sob responsabilidade da incorporadora e mesmo ocorrendo dificuldade por parte desta, não haverá riscos para o comprador.

Como saber se meu imóvel está hipotecado?

Caso o imóvel esteja hipotecado, todas as informações ficam especificadas no contrato de compra e venda. Assim, é possível que o comprador conheça todos os detalhes antes da assinatura do contrato.