Como comprar

Entenda as diferenças entre juros e correção monetária

Ainda que juros e correção monetária sejam termos bastante comuns, muitos não entendem completamente a diferença entre eles e por que são incluídos em um contrato de financiamento de um imóvel.

Confira abaixo o que são juros e correção monetária:

Juros

Juros é uma remuneração cobrada por um empréstimo em dinheiro. Em um contrato de compra de um imóvel, há dois tipos de juros:

  • – Juros moratório, que é cobrado por conta de atrasos no pagamento de parcelas.
  • – Juros compensatório, que remunera o credor pelo empréstimo do capital.

É importante salientar que a aplicação dos juros depende da política do agente financeiro. Além disso, o valor da taxa de juros e o mês inicial de cobrança devem ser acordados no contrato entre a empresa vendedora e o comprador.

Balança de juros vs correção monetária

Correção monetária

Já a correção monetária é a atualização do valor da moeda. Ou seja, ocorrerá todo mês e independe da cobrança de juros.

Para cada mercado é utilizado um índice que avalia essa correção. Na construção civil, usa-se o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) durante as obras. Para calcular esse valor, é avaliada a inflação que incidiu sobre itens do segmento, como os materiais de construção e a mão de obra.

Após o imóvel ser entregue são utilizados outros índices, de acordo com o estabelecido no contrato: o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

Saber as diferenças entre juros e correção monetária é fundamental para o consumidor entender o que ele está pagando. Enquanto o juro compensa a instituição por um empréstimo de dinheiro ou por um atraso de pagamento, a correção monetária corrige o valor da moeda de acordo com sua atualização.