Conheça a documentação que envolve a compra do imóvel

0

A compra de um apartamento envolve muitos processos, e um deles é providenciar toda a documentação necessária para formalizar a aquisição.

Mas você sabe quais são os  principais documentos? Para evitar surpresas, conheça os principais documentos exigidos e o valor aproximado de cada um.

ITBI e Registro de Imóvel

O ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) é um tributo municipal cobrado quando há transferência de propriedade de um imóvel e seu valor pode variar dependendo da localização.

Já o Registro de Imóvel possibilita mudar o nome do proprietário na documentação, além de apresentar o histórico completo do bem. Esse procedimento é feito pelo Cartório de Registro de Imóveis.

As duas cobranças juntas equivalem de 4% a 5% do valor total do apartamento.

Escritura pública

A escritura do imóvel é o documento público oficial que transmite a propriedade de um proprietário para outro. É elaborado no Cartório de Notas e deve ser levado ao Cartório de Registro de Imóveis para que seja anotada na matrícula a transação. Só com o registro em mãos a transferência estará concluída.

Essa escritura deve ser emitida quando o imóvel é pago à vista, no momento da quitação ou na hora de assinar o contrato de financiamento bancário. Nesse caso, o valor cobrado segue a tabela de preços que consta no Tabelionato de Notas de cada estado. É possível fazer uma cotação no site.

Isso visa a segurança dos envolvidos, evitando, por exemplo, que um mesmo imóvel seja vendido mais de uma vez de forma incorreta.

Agora que você já conhece a documentação para a compra do seu apartamento, lembre-se de incluí-los em seu planejamento financeiro. 

Share.

About Author

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Leave A Reply