Como comprar

Composição de renda em financiamentos habitacionais

No momento de financiar um imóvel é feita uma análise de renda do futuro proprietário e a maioria das instituições financeiras permite a composição de renda de duas ou mais pessoas para fazer essa comprovação.

A seguir, vamos responder algumas das principais perguntas sobre composição de renda.

familia

Com quem é possível compor renda para um financiamento?

Dependendo da política do banco, a renda pode ser composta por:

União civil / União estável / Noivos / Pais e filhos / Parentes / Amigos

Antes de decidir com quem compor a renda, é fundamental consultar a instituição financeira para saber se a opção escolhida é aceita por ela.

grupo

Quantas pessoas podem participar da composição de renda? 

O limite de pessoas para compor a renda também é um fator variável, sendo que algumas instituições limitam a apenas duas pessoas. O mais comum é possibilitar a participação de duas ou três pessoas.

porcentagem

Quanto da renda pode ser comprometido com o valor do financiamento?

Mesmo em uma composição de renda, é indicado comprometer de 25% a 30% da renda total. Por exemplo, se juntos um casal tem renda mensal de R$ 10 mil, apenas R$ 3 mil por mês deve ser utilizado para o pagamento do financiamento.

calendario

Como é definido o prazo para o financiamento?

Um ponto a se pensar ao realizar a composição de renda é o tempo máximo de financiamento. A idade considerada para definir o prazo é a da pessoa mais velha. Sendo assim, se um filho de 25 anos resolver compor a renda com seu pai de 55, será levada em conta a idade do pai. Com um prazo menor de financiamento, consequentemente as parcelas terão um valor mais alto.

figts

Como funciona o uso do FGTS na composição de renda?

Se um casal resolve compor renda para comprar um apartamento, é possível utilizar o valor do FGTS de ambos como entrada ou para amortizar o saldo devedor, desde que seguidas as regras estabelecidas.

lupa

O que avaliar antes de resolver compor a renda com alguém?

É importante lembrar que todos que vão compor a renda serão proprietários do imóvel. Além disso, um financiamento pode durar até 30 anos. Por isso, é fundamental avaliar o grau de relacionamento entre os participantes, tendo certeza que o financiamento não venha a ser um problema no futuro. Para que a composição de renda seja aceita, a instituição financeira escolhida precisa aprová-la, sendo que as regras de aprovação variam de acordo com a política do banco.