Composição de renda em financiamentos habitacionais

7

No momento de financiar um imóvel é feita uma análise de renda do futuro proprietário e a maioria das instituições financeiras permite a composição de renda de duas ou mais pessoas para fazer essa comprovação.

A seguir, vamos responder algumas das principais perguntas sobre composição de renda.

familia

Com quem é possível compor renda para um financiamento?

Dependendo da política do banco, a renda pode ser composta por:

União civil / União estável / Noivos / Pais e filhos / Parentes / Amigos

Antes de decidir com quem compor a renda, é fundamental consultar a instituição financeira para saber se a opção escolhida é aceita por ela.

grupo

Quantas pessoas podem participar da composição de renda? 

O limite de pessoas para compor a renda também é um fator variável, sendo que algumas instituições limitam a apenas duas pessoas. O mais comum é possibilitar a participação de duas ou três pessoas.

porcentagem

Quanto da renda pode ser comprometido com o valor do financiamento?

Mesmo em uma composição de renda, é indicado comprometer de 25% a 30% da renda total. Por exemplo, se juntos um casal tem renda mensal de R$ 10 mil, apenas R$ 3 mil por mês deve ser utilizado para o pagamento do financiamento.

calendario

Como é definido o prazo para o financiamento?

Um ponto a se pensar ao realizar a composição de renda é o tempo máximo de financiamento. A idade considerada para definir o prazo é a da pessoa mais velha. Sendo assim, se um filho de 25 anos resolver compor a renda com seu pai de 55, será levada em conta a idade do pai. Com um prazo menor de financiamento, consequentemente as parcelas terão um valor mais alto.

figts

Como funciona o uso do FGTS na composição de renda?

Se um casal resolve compor renda para comprar um apartamento, é possível utilizar o valor do FGTS de ambos como entrada ou para amortizar o saldo devedor, desde que seguidas as regras estabelecidas.

lupa

O que avaliar antes de resolver compor a renda com alguém?

É importante lembrar que todos que vão compor a renda serão proprietários do imóvel. Além disso, um financiamento pode durar até 30 anos. Por isso, é fundamental avaliar o grau de relacionamento entre os participantes, tendo certeza que o financiamento não venha a ser um problema no futuro. Para que a composição de renda seja aceita, a instituição financeira escolhida precisa aprová-la, sendo que as regras de aprovação variam de acordo com a política do banco.

Share.

About Author

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

7 Comentários

  1. PARABÉNS A TIBÉRIO POR ESSE BLOG POR DAR AS INFORMAÇÕES EXTREMAMENTE PERTINENTE AO LEITOR. SOU CORRETORA DE IMÓVEIS E ME AGREGOU CONHECIMENTO DE UMA FORMA SIMPLES E DIRETA. OBRIGADA!

  2. Olá.
    Gostaria de uma ajuda.

    Dúvida: Sou obrigada a abrir uma conta conjunta com a pessoa (união estável), com a qual vou fazer um financiamento (pró-cotista do Banco do Brasil)?
    Obrigada

    • Tibério Construtora on

      Boa tarde, Tatiana. Não é obrigatório abrir uma conta conjunta no Banco do Brasil para fazer o financiamento.

  3. Oi trabalho de carteira assinada mas faço outro trabalho por fora só que consigo comprovar com extrato bancário conta corrente, isto pode ser considerado como composição de renda? obrigado

  4. Bom dia! Comprei o imóvel na planta somente no meu nome, sendo solteira. No momento do financiamento posso incluir a renda do meu noivo? Ou para isso o contrato teria que estar em seu nome também? Obrigada!

    • Tibério Construtora on

      Olá Andrea. Sim, você pode incluí-lo. Porém, verifique junto ao banco se há necessidade de comprovação de grau de parentesco.

Leave A Reply