Dicas

Apartamentos Studio atendem um novo perfil de moradores

No final dos anos 2000, a busca por um tipo de moradia em regiões privilegiadas com farto acesso a transporte público, próximas a polos empresariais ou a universidades e com ampla infraestrutura de lazer, comércio e serviços, estimulou o desenvolvimento de um novo conceito de empreendimento residencial: o studio.

Este tipo de apartamento compacto bem localizado passou a atrair um novo tipo de morador, e também investidores interessados em liquidez e bons rendimentos com locação.

Saiba quais são as vantagens de adquirir o imóvel.

Características

Studios geralmente têm área privativa em torno de 30m² e apresentam ambientes integrados e multifuncionais. Esse formato compacto é muito procurado por quem busca praticidade e não tem necessidade de cômodos amplos.

Em geral, a planta tem um ambiente único com área de estar, cozinha e dormitório. Separados ficam o banheiro e uma varanda para completar o espaço e receber convidados para refeições.

Localização

É muito comum encontrar esse modelo de imóvel em regiões centrais das grandes metrópoles, ou seja, perto de núcleos empresariais ou estações de metrô, por exemplo. Isso favorece quem tem interesse em morar perto ou chegar facilmente ao trabalho e da faculdade – garantindo comodidade no dia a dia.

Lazer e serviços

Muitos empreendimentos com esse perfil apresentam várias opções de lazer e serviços para aproveitar o tempo livre. São áreas que normalmente ficam no térreo do condomínio, mas existem projetos exclusivos que disponibilizam alguns itens na cobertura.

Além disso, há ambientes como lavanderia e bicicletário, que tornam a rotina ainda mais prática.

Público-alvo

Studios são muito procurados por pessoas solteiras interessadas em morar sozinhas, perfil de morador quem vem aumentando, e por recém-casados que querem adquirir um imóvel aconchegante e moderno.

O modelo também é ideal para quem possui um estilo de vida movimentado, seja por viajar bastante ou por passar pouco tempo em casa, de modo que quer evitar muito trabalho com manutenção e organização.

Investidor

A infraestrutura completa dos studios atrai também um outro tipo de público: o investidor. Isso ocorre porque esses projetos tendem apresentar alta liquidez para revenda e demanda para locação, o que resulta em ótimo potencial de retorno.