10 passos para você realizar o sonho de comprar seu imóvel

10 passos para você realizar o sonho de comprar seu imóvel

Última atualização há 4 meses.

A aquisição de um imóvel é uma das mais importantes decisões na vida de uma pessoa. Mais que uma compra, é uma conquista de vida.

Para te ajudar a fazer uma excelente escolha e fechar o melhor negócio, montamos um passo a passo de como se preparar para este momento e quais itens analisar.

1- Organize-se financeiramente

Tomada a decisão de comprar um imóvel, o primeiro passo é analisar suas condições financeiras e começar a se planejar.

É importante ter um bom histórico financeiro. Assim, se possui dívidas, tente negociá-las para limpar seu nome. Avalie seus gastos mensais e o que pode ser reduzido para ser investido em sua meta.

Verifique também outras possibilidades, como recursos para a entrada, seu saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e se teria algum outro bem, como ações ou um carro, que poderia ser revertido de forma mais vantajosa em um imóvel.

Vale lembrar que as rendas são familiares, então, essa análise inclui as condições de quem mora com você e fará parte dessa aquisição.

Quem não tem capital para a entrada à vista, tem outras possibilidades, como comprar um imóvel na planta.

Vantagens de comprar um apartamento na planta

Como melhorar seu score

Continua após os anúncios

2- Defina o imóvel ideal para você e sua família

Além de analisar os recursos financeiros disponíveis, é importante entender as suas necessidades de moradia e de sua família. Alguns pontos importantes são:

Casa ou apartamento?

– Quantidade de dormitórios

– Metragem da planta

– Mobilidade da região

– Facilidades ao redor

– Opções de lazer

– Segurança

3- Determine o status: lançamento, construção ou pronto?

Você pode adquirir um imóvel em diferentes fases de seu processo:

– Lançamento: Há um projeto e aprovações necessárias para a incorporação e construção do empreendimento, mas este ainda está no início de seu processo de comercialização, que pode durar alguns meses.

– Construção: A fase de lançamento foi concluída e o prédio está sendo construído. Esta fase costuma durar aproximadamente 24 meses.

– Pronto: A construção foi finalizada e o apartamento está pronto para morar.

Tudo vai depender de suas necessidades de moradia e condições de pagamento. Se não tem como pagar uma entrada à vista, a alternativa é comprar um imóvel na planta.

Porém, se mora de aluguel ou tem pressa para mudar, vai precisar de um imóvel entregue ou que esteja já finalizando a obra.

4- Cheque a documentação e estado do imóvel

Se você optou por um imóvel pronto, o melhor mesmo é que ele seja novo, pois você será o primeiro a usufruir do espaço, não precisará fazer muitas reformas e, comprando direto com a construtora, não terá problemas com documentação e dívidas atreladas ao apartamento.

Entretanto, se escolher um imóvel usado, consulte todos os débitos da unidade, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxas de condomínio. Confira também se a documentação está correta, se não há penhoras e problemas de partilha na justiça.

Na hora de visitar, observe o estado de conservação da construção, se possui vazamentos e outros problemas que irão trazer a necessidade de um investimento muito alto em reformas.

Vantagens de comprar um apartamento novo

5- Avalie as prioridades e do que pode abrir mão

Cada imóvel terá um ponto forte, como um preço bom, mas tamanho e localização que não atendem ao teu desejo, ou uma localização excelente, porém metragem compacta.

Tudo tem seus prós e contras. Então, analise os pontos mais importantes para você e do que pode abrir mão.

Por exemplo, se você passa muito tempo na rua ou trabalha longe de casa e fica muito tempo no trânsito ou transporte, talvez possa abrir mão de espaço em prol de uma excelente localização.

Já se tem uma família grande e precisa de espaço para todos e lazer para seus filhos, poderá ter um imóvel que oferece todo esse conforto e segurança, porém, talvez tenha que abrir mão de estar em uma região central ou próxima de uma estação do metrô.  

Se não tem muitos recursos, provavelmente terá que flexibilizar em alguns aspectos para conseguir viabilizar seu objetivo de ter um imóvel. Com o tempo, poderá se planejar para fazer um upgrade e futuramente atender a todos os itens que busca.

6- Visite stands e decorados

Ir ao stand do empreendimento é essencial para sentir a atmosfera do local, olhar com calma todas as fotos do projeto e tirar suas dúvidas.

Estes espaços costumam ter uma mostra de um apartamento com as mesmas dimensões e posições de uma das opções de plantas oferecidas, em muitos casos cuidadosamente decorado, que ajuda muito a visualizar como será seu novo lar.

Dicas ao visitar um stand

O que observar no decorado antes de comprar seu imóvel 

7- Explore a localização

Sinta o local, a região, caso ainda não conheça muito bem o bairro onde o empreendimento está inserido.

Veja o que tem por perto, facilidades do dia a dia, comércio e serviços essenciais, como padaria e supermercados, hospitais, colégios caso tenha filhos em idade escolar, estabelecimentos para seus amimais de estimação, etc.

A mobilidade também é muito importante. Estar perto de metrô, por exemplo, além de facilitar sua rotina, vai valorizar seu imóvel e facilitar na hora da revenda. Observe ainda a vizinhança, se a rua é tranquila e transmite segurança.

8- Certifique-se de que a construtora é de confiança

Imóvel na planta tem muitas vantagens, mas nestes casos é ainda mais essencial comprar de incorporadoras e construtoras com experiência de mercado e credibilidade, o que irá garantir uma construção de qualidade e entrega dentro dos prazos estabelecidos.

Saiba como saber se a incorporadora e construtora são de confiança

9- Separe os documentos necessários

– RG ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)

– CPF (Cadastro de Pessoa Física)

– Comprovante de residência (conta de consumo)

– Extrato atualizado do FGTS (em caso de utilização do saldo)

– Declaração de Imposto de Renda

– Comprovante de renda (em caso de financiamento) 

– Comprovante de estado civil (certidão de nascimento para solteiros e de casamento para casados e divorciados – com a averbação do divórcio)

Saiba quais são os documentos para comprovar renda

10- Curta e comemore este momento!

Agora que já assinou o tão sonhado contrato, é hora de comemorar sua conquista, escolher a decoração e preparar a mudança. Se você comprou na planta terá mais tempo para curtir essa fase e se planejar.

Pense em como quer decorar seu novo lar, quais móveis e eletrodomésticos poderá adaptar e quais precisa adquirir, assim como adaptações na sua rotina, como uma nova academia ou escola para seus filhos.

Faça uma planilha com as necessidades de compra e seus respectivos custos e continue se organizando financeiramente para aproveitar com tranquilidade e ter tudo como sempre sonhou.

Saiba como se organizar na mudança

Saiba como se organizar na mudança

Tibério Incorporadora e Construtora

Nosso compromisso é priorizar cada detalhe e, alinhado à expertise do ramo da construção e incorporação, desenvolver empreendimentos com elevado padrão de qualidade.

Em 57 anos de história, mais de 23 mil famílias tiveram seus futuros moldados pelos nossos projetos. Temos a missão de garantir constante inovação para continuar impactando vidas e transformar o conceito de lar.

Confira: Por que comprar com a incorporadora e construtora Tibério

Tibério Construtora

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: