Saiba quais plantas podem ser cultivadas em apartamento

0

Utilizadas para renovar a qualidade do ar, atrair boas energias ou para enfeitar os ambientes, as plantas são um recurso eficaz na decoração do apartamento e colaboram também para o bem-estar do morador.

Mas é importante tomar alguns cuidados para mantê-las saudáveis, além de escolher as espécies ideais para cultivar em ambientes internos.

Encontre as espécies certas

Definir a planta certa é essencial para sua sobrevivência, já que ela deve se adaptar ao imóvel.

Existem espécies que, além de fáceis de cuidar, são apropriadas para compor a decoração.

Conheça algumas opções:

Lança de São Jorge

São resistentes às mudanças climáticas, necessitam de pouca água e pouca iluminação, sendo que podem ficar em ambientes internos ou externos. Ela é ideal para quem não tem tempo para cuidar e gosta de praticidade.

Quem mora com crianças ou animais de estimação deve tomar cuidado, pois a Lança de São Jorge é venenosa.

Ráfis

A ráfis é fácil de manter, não precisa regar sempre, necessita de muita iluminação, porém não deve ficar exposta ao vento. Nesse caso, acomodá-la dentro do imóvel é a melhor solução.

Licuala

Por necessitar de pouco vento e doses razoáveis de iluminação e água, a licuala é excelente para espaços fechados.

Dinheiro em penca

O dinheiro em penca é uma espécie pequena, por isso é muito usada na composição de vasos para decorar o centro da mesa e dar aquele toque especial. E para quem é supersticioso, dizem que ela traz sorte.

Árvore da Felicidade

Quem acredita nos benefícios espirituais que as plantas podem trazer vai gostar da árvore da felicidade. Dizem que cultivar um macho e uma fêmea dessa espécie atrai boas energias.

Além disso, ela depende de pouca quantidade de água e requer bastante iluminação, fazendo com que a varanda seja o melhor lugar para estimular o seu desenvolvimento.

Temperos

Uma dica para quem gosta de envolver as crianças no processo de cultivo e incentivar a interação é fazer uma pequena horta e plantar temperos, como orégano, tomate cereja, manjericão, cebolinha e salsinha.

Com certeza as crianças vão se divertir brincando de jardineiro.

Lembre-se: A horta precisa do sol para crescer, então o melhor lugar para criá-la é na cozinha, próximo à janela.

Onde encontrar?

As espécies citadas acima e outras variedades são encontradas a preços acessíveis no CEAGESP ou em estabelecimentos especializados no cultivo de plantas.

Cuidados e manutenção

Cada tipo de planta requer cuidados específicos que são simples, mas fundamentais para mantê-las bonitas e saudáveis.

Ventilação e iluminação

Independente do tipo ou tamanho, as plantas devem receber ventilação em algum momento do dia, especialmente aquelas que exalam um odor mais forte. Portanto, o morador que fica em casa apenas durante a noite, deve deixar, pelo menos, uma parte da janela aberta diariamente ou por cerca de duas horas quando chegar.

A iluminação natural é fundamental para o desenvolvimento, por isso, reserve um cantinho pra elas. De preferência próximo à janela. Assim, você garante a entrada dos raios de sol e a ventilação necessária para sua sobrevivência.

Rega

Plantas criadas especialmente para ficar em espaços fechados não precisam de muita rega. O certo é molhá-las a cada 4 dias, sendo que no inverno, 1 vez por semana é o suficiente.

Agora que você já sabe o que fazer, escolha a que mais se adapta ao seu perfil e componha uma decoração com áreas verdes no seu imóvel.

Dessa forma, você vai criar ambientes arejados e ganhar muito mais qualidade de vida.

Sobre o autor

Avatar

Desde 1964 construindo uma trajetória de qualidade e solidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: