Dicas

Quer decorar unindo o antigo e o moderno? Conheça o Vintage Moderno

Em teoria, o vintage e o moderno são um pouco contraditórios, certo? Pois se engana quem pensa que não é possível misturá-los. Combinar o passado com o futuro é uma das grandes tendências para decorar seu apartamento.

Se você é daqueles que adora garimpar objetos em feirinhas, fica de olho naquelas antiguidades guardadas pela família, mas ao mesmo tempo é fã do estilo moderno, essa matéria é para você. Confira nossas dicas!

Misture os estilos com cautela

Qualquer ambiente do apartamento pode ser decorado com a tendência vintage moderno. O segredo é saber dosar. Mesclar, por exemplo, objetos e mobiliários modernos com acessórios que remetem ao que é antigo, ou vice versa.

Algumas tendências do passado estão com tudo novamente, como é o caso do veludo e as luminárias. Se você não quer deixar a decoração datada, o segredo é misturar as épocas.

Vintage Moderno no quarto

Um elemento que pode chamar atenção na decoração vintage ao ser misturado com o moderno é o papel de parede, que esteve em alta entre as décadas de 50, 60 e 70.

Além disso, você pode usar banquinhos de couro e/ou madeira, almofadas e cortinas coloridas para contrastar com o antigo.

Vintage Moderno na cozinha e na sala

Na cozinha, os eletrodomésticos retrô como as geladeiras coloridas, batedeiras, cafeteiras, entre outros, trazem um charme extra à decoração.

Na sala, o sofá pode até ser mais moderninho, mas um belo lustre antigo ou um buffet aparador da casa da vovó transformam o ambiente em algo especial.

Use memórias e objetos de família ou garimpe antiguidades

Se a família se desapegou de tudo e os objetos antigos estão difíceis de encontrar, procure antiquários da sua região, feirinhas de antiguidade ou lojas online. Estes lugares são ótimos espaços para garimpar objetos bem interessantes.

Outra ideia é customizar e deixar com aparência de antigo os móveis que você já tem em casa. Caso você decida fazer o contrário, reforme seu móvel antigo, dê uma nova cor a ele. Móveis antigos coloridos estão em alta e você poderá usá-los como ponto de destaque em qualquer ambiente. A parede também pode ganhar novas cores.

Algo fácil e legal para decorar usando essa tendência é utilizar imagens de pôsteres como os de filmes ou propagandas da década de 60.

Agora que você já sabe como mesclar o antigo e o moderno, redecore seu apê e o torne um ambiente charmoso e confortável para você e sua família.