Dicas

Melhore a organização da sua cozinha com essas dicas

Para quem gosta de cozinhar, organização é indispensável. Não dá para ficar procurando os utensílios toda vez que for preparar uma refeição.

Para evitar que você precise procurar os utensílios toda vez que for preparar uma refeição, listamos alguns truques de organização fáceis de colocar em prática na sua cozinha.

Mantenha os utensílios mais utilizados por perto

Louças e objetos utilizados com frequência devem ficar ao seu alcance, por isso guarde-os em armários e prateleiras acessíveis, sempre no andar mais baixo – assim estão sempre em mãos.

Já itens usados em ocasiões especiais (panelas, taças, pratarias e objetos de cristal) podem ser armazenados em nas partes mais altas do armário ou até em outro móvel.

Limpe e organize os armários

Os móveis da cozinha precisam ser limpos regularmente para evitar que bactérias contaminem os alimentos e a louça. Faça uma faxina semanal e aproveite para ver se tem algum produto fora da validade que deve ser descartado.

Dica: Na hora de organizar a despensa, guarde os produtos próximos da data de validade na frente para não correr o risco de desperdiçar.

Guarde os mantimentos em potes

É sempre bom guardar os mantimentos não perecíveis (macarrão, açúcar, sal, café, farinha e feijão) em potes transparentes ou com etiqueta. Fica mais fácil de identificar, acaba com o excesso de embalagem e deixa o visual da sua cozinha clean.

Não se esqueça da geladeira

Para mantê-la em bom estado e com a limpeza em dia, siga esses passos.

  1. Esvazie a geladeira
  2. Descarte o que estiver fora do prazo de validade
  3. Se a sua geladeira não for frost free, desligue-a para fazer o descongelamento
  4. Passe um pano úmido com sabão neutro
  5. Volte a armazenar
  6. Ligue a geladeira novamente

Para conservar a organização, faça manutenção

Preservar tudo em ordem não é simples, mas melhora seu desempenho na cozinha (seus pratos vão ficar muito mais saborosos), garante praticidade no dia a dia e deixa o ambiente muito agradável e receptivo para você preparar os alimentos, fazer as refeições ou até bater um papo.

Por isso, vale a pena cuidar dos detalhes diariamente.