Dicas

Ideias para montar um cantinho de leitura

Se você é fanático por livros e sempre sonhou em ter um cantinho especial na sua casa dedicado à leitura, com certeza vai adorar essas dicas. E fique tranquilo, é possível montar esse espaço independente do tamanho do seu imóvel.

O ideal é que o cantinho de leitura fique em um ambiente mais silencioso e longe de distrações, como televisão e computador. Mas nada impede que você use um espaço da sala de estar, por exemplo. Você apenas terá que negociar com o restante da família para que não faça muito barulho enquanto você estiver lendo.

Itens para montar um espaço de leitura

Antes de escolher o espaço ideal, tenha em mente que um cantinho de leitura, em geral, é composto por três elementos:

1 – Um lugar bem confortável para apreciar a leitura

Pode ser uma poltrona, o sofá da sala ou até almofadas, o importante é o conforto para que você consiga relaxar e aproveitar o livro. Considere também o tecido do assento, escolha algo que se adeque ao seu gosto.

2 – Algo que possa comportar seus livros

Se você tiver bastante espaço disponível, considere usar uma estante. Se não, nichos ou prateleiras darão conta do recado e não vão comprometer o ambiente.

[metaslider id=”8936″]

Uma boa alternativa para quem quer organizar os livros e não gastar muito é usar mão francesa. O efeito visual também é bem interessante, pois dá a impressão que estão estão flutuando.

3 – Uma boa iluminação

Escolha uma área que receba bastante luz natural. Para as leituras noturnas, escolha uma boa luminária.

O ideal é que a luminária fique atrás ou ao lado de quem está lendo e que o foco de luz não seja direcionado diretamente para o papel, principalmente se ele for branco, pois pode produzir reflexo e atrapalhar a leitura.

Considere também o tipo e a cor da lâmpada quando for escolher a iluminação do seu cantinho de leitura. Lâmpadas incandescentes emitem calor, por isso, não podem ficar tão próximas de você para não causar desconforto térmico.

Quanto à cor, lembre-se que lâmpadas que emitem luz com tom branco-azulado são mais estimulantes, em comparação àquelas de cor quente ou branca amarelada.

Nas embalagens das lâmpadas existe a descrição da temperatura de cor: 2700K (amarela), 4100K (branca neutra, ou, luz morna), 6500K (branca fria ou branco “azulado”).

4- O espaço ideal

Agora que você já sabe quais itens são necessários para o seu cantinho, vamos partir para a próxima etapa, que é igualmente importante: a escolha do espaço onde você vai montá-lo.

Ambientes privativos são ótimos porque permitem que você se concentre integralmente na leitura. Se você tem bastante espaço no seu quarto ou possui um ambiente extra que pode ser utilizado para este fim, ótimo, use-o para o seu espaço de leitura.

Nada impede que você use também um ambiente social para isso. Inclusive, em apartamentos compactos, um excelente espaço para receber um cantinho de leitura é a varanda. Confira algumas inspirações:

[metaslider id=”8945″]

Bom, agora você já sabe as dicas mais importantes para montar um espaço dedicado exclusivamente a este momento relaxante e tão enriquecedor: a leitura.