Dicas

Ideias para integrar o living e a sala de jantar

Usada para promover jantares em família e com amigos, a sala de jantar é sinônimo de interação e descontração.

Embora tenha mudado um pouco nos apartamentos atuais sendo integrada ao living, ela não perdeu seu espaço, mas gera dúvidas sobre como valorizá-la através da decoração.

Equilíbrio entre os ambientes

Quando a sala de jantar está integrada ao living, o importante é criar uma decoração equilibrada entre ambos, sendo que existem duas opções :

Sala de jantar do apartamento de 3 dormitórios do Portal do Paço

•  Unificar os dois ambientes, distribuindo igualmente os mesmos elementos de decoração (cores e texturas);

•  Dar destaque a um deles (living ou sala de jantar) usando alguns detalhes decorativos.

Independente da escolha, basta utilizar as peças certas para que a sala de jantar tenha suas próprias características sem perder a harmonia com o living.

Como destacar a sala de jantar?

Sala de jantar do Collection São Bernardo
Para evidenciá-la é necessário levar em consideração os elementos arquitetônicos que fazem parte da composição do living.

Depois defina se prefere cores fortes, na mobília ou parede, ou objetos diversificados para criar o contraste.

Mesa

Sala de jantar apartamento de 2 dormitórios do Portal do PaçoCom a mesa de jantar é possível ampliar, suavizar ou destacar o lugar.

Para isso, comece escolhendo seu material de fabricação, que pode ser:

• Vidro
É excelente para quem deseja um visual mais leve e translúcido, com pouco volume, pois faz com que o ambiente pareça mais amplo.

• Pedra (granito, mármore, etc.)
Apesar de ser pouco empregada, a mesa de pedra é vantajosa devido à sua capacidade de preservação, além de ser prática e fácil de limpar.

Mas por ela produzir um visual imponente e sofisticado, depende de uma base com tons quentes e acessórios como madeira para equilibrar com o frio do material.

• Madeira
Mesas de madeira transmitem uma imagem rústica e aconchegante.

Quando o objetivo é desenvolver uma decoração clássica, opte pelas pintadas de branco. Quem gosta da estética contemporânea pode abusar dos tons chamativos.

Além do tipo de material, existem três modelos de mesa que são comuns no apartamento:

• Quadrada ou redonda
Em geral, são indicadas para espaços amplos. No caso da mesa redonda, ela precisa de mais espaço para circulação, por isso a necessidade de uma área maior para comportá-la. A quadrada é perfeita para ambientes maiores. Mas sua versão menor acaba sendo pequena demais para as refeições.

• Retangular
É o modelo ideal para salas médias ou pequenas, pois um de seus lados pode ser encostado na parede, oferecendo mais espaço para transitar. E isso não compromete o conforto na hora de usá-la.

Cadeiras

As cadeiras não precisam necessariamente seguir o padrão da mesa, porém devem respeitar o conceito da decoração.

A tendência atual é misturar produtos do tipo retrô com contemporâneos, porém é o conforto que deve ser priorizado.

Cadeiras estofadas, no assento ou encosto, oferecem mais aconchego. Aquelas fabricadas com elementos vazados (acrílico ou telinha) trazem mais fluidez e discrição ao ambiente, ou seja, servem para quem não quer destacar esses objetos.

Sala de jantar do Next São Judas

Se quiser ousar um pouco, invista em poltronas ou bancos de tecido nobre, sendo que também existe a possibilidade de mesclar cadeiras com e sem braço.

Iluminação

Como o horário das refeições remete à tranquilidade e bem-estar, a iluminação deve seguir essas características.

Para criar um clima intimista, a lâmpada deve ser quente, com uma luminária direcionada para a mesa. Mas, para não ofuscar a visão, ela deve ser instalada a cerca de 90 cm de distância do foco.

Independente da escolha do conceito a ser aplicado na sala de jantar,o mais importante é desenvolver uma decoração que esteja conectada ao living, mesmo que de maneira suave.

Agora use as dicas como inspiração e aproveite para desenvolver o ambiente dos seus sonhos.