Dicas

Dicas e cuidados para prolongar a durabilidade do sofá

O sofá é um dos móveis mais importantes do apartamento por ser considerado o cartão de visitas e grande influente na decoração de todo o espaço da sala – além de ser bastante confortável.

Uma boa manutenção da limpeza e alguns cuidados especiais podem influenciar e muito na durabilidade dessa tradicional mobília.

E pensando nisso, separamos alguns truques para você deixar seu sofá ainda mais bonito e limpo.

Dê adeus ao pó

O pó, se não removido periodicamente, pode se tornar um grande vilão. Um bom modo de mantê-los longe do seu sofá é utilizar um aspirador ou um pano seco, isso vai prevenir diversas doenças e crises alérgicas.

Utilize os produtos certos

A utilização de produtos ou objetos errados pode prejudicar o seu sofá, portanto:

  • Prefira utilizar um aspirador ao invés de escovas;
  • Produtos como limpa carpete, detergente, sabão em pó e amaciante são bastante prejudiciais aos tecidos dos sofás;
  • Não utilize misturas com vinagre, pois o ácido pode corroer as fibras naturais da mobília;
  • Panos úmidos e macios são grandes parceiros para limpeza em casos de acidentes

[metaslider id=”8645″]

Outra dica importante: Evite deixar o móvel em um espaço com grande exposição ao sol, pois a incidência dos raios solares pode causar rachaduras e rasgos no tecido.

As mantas são boas aliadas

Usar mantas na decoração do sofá protege o excesso de pó e sujeiras e dá um toque original e especial para a mobília, já que é possível realizar diversas combinações.

Porém, também necessitam ser lavadas e higienizadas periodicamente com os produtos certos para manter a beleza e o bem-estar de quem utiliza o sofá.

Impermeabilizar é uma boa saída

A impermeabilização é mais uma dica para quem busca aumentar a vida útil do sofá, pois com esse procedimento os líquidos e fluídos passam a não penetrar mais o tecido do sofá.

A durabilidade da limpeza é de aproximadamente três anos e deve ser feita com profissionais adequados, por isso verifique seu cronograma financeiro.

Ainda está inseguro? Chame um profissional

Se ainda assim você ficar inseguro com a limpeza, contrate um profissional adequado para ter os resultados mais eficientes.

A limpeza pode ser feita mensal ou anualmente. Os estofados revestidos em tecidos devem ser lavados em, no mínimo, seis meses caso o uso seja contínuo. Porém, para sofás de couro, sintéticos ou com grande exposição ao sol a limpeza deve ser feita duas vezes por ano.

Pesquise bem e encontre o profissional que se enquadre no orçamento.

Gostou? Então siga as dicas e previna futuras dores de cabeça aumentando a vida útil do seu sofá.