Dicas

Dicas de inverno: decore com peças de tricô

Na estação mais fria do ano, o guarda-roupa muda completamente. Roupas leves dão lugar a casacos, gorros, cachecóis, entre outros. Por que não fazer o mesmo com uma decoração de inverno? Além de deixar os ambientes com a cara dessa época, a troca e/ou inserção de alguns elementos na decoração pode transformar o imóvel em um lugar mais aconchegante e quentinho.

São muitas as texturas, acabamentos e truques que podem ajudar a aquecer seu apartamento. Hoje vamos apresentar algumas opções com tricô.

A origem do tricô

O tricô é uma técnica de entrelaçamento de fios de lã (ou outra fibra têxtil) que provavelmente nasceu no Egito e era executada com a ajuda de ossos ou madeira. Em 1589, o Inglês William Lee inventou a primeira máquina de tricotar, mas somente no século XIX, com a industrialização, que o uso da máquina se massificou. Desde então, peças de tricô tiveram uma grande importância durante as guerras mundiais, para aquecer soldados e civis. Talvez, por isso, até hoje o tricô é associado ao inverno.

Mantas e almofadas para a decoração de inverno

A maneira mais clássica de utilizar o tricô na decoração de inverno é incluindo mantas e almofadas feitas a partir da técnica em sofás, poltronas e camas. As peças podem ser de cores neutras ou muito coloridas, escolha de acordo com suas preferências e considerando as demais tonalidades do ambiente. As peças com as tramas mais espessas são tendência e se chamam maxi tricô

Almofadas de tricô | Tibério Construtora

Fonte:Pinterest

Móveis e afins

Se você busca algo mais marcante, que funcione como um item de destaque do ambiente, invista em móveis feitos de tricô ou com capa de tricô. Uma excelente opção é substituir puffs e poltronas convencionais por peças feitas de tricô.

Poltronas de tricô | Tibério Construtora

Fonte:Pinterest

Outros elementos da decoração de inverno

Além das mantas, almofadas e móveis que já citamos anteriormente, você pode investir também em elementos decorativos mais discretos que vão ajudar a complementar este clima super aconchegante.
As possibilidades são muitas, desde capas para xícaras, até pendente de luz e porta controle remotos.

 

O trabalho incrível de Anne Weil

Se você se animou com a ideia de investir em peças decorativas feitas de tricô, com certeza vai adorar o trabalho da artesã americana Anne Weil. Ela faz peças lindas apenas utilizando os braços, sem o auxílio de agulhas. A técnica fez tanto sucesso que Anne lançou um livro com fotos dos seus trabalhos e com o passo a passo dessas peças. Confira na galeria abaixo fotos dos itens produzidos por esta artista incrível:

Trabalho de  Anne Weil | Tibério Construtora

Fonte:Pinterest

Ainda que seja uma técnica muito antiga, o tricô nunca sai de moda e tem tudo a ver com o frio. Então, aproveite e use nossas dicas e imagens como inspiração para deixar sua casa quentinha e confortável durante a estação mais charmosa do ano.

Conheça o site da Tibério!