Dicas

Dicas de como usar uma decoração monocromática no apartamento

Um dos principais desafios para decorar o apartamento é combinar cores e seus diversos tons ao ambiente. Por isso, a decoração monocromática é bastante utilizada por sua facilidade em compor a tonalidade do espaço.

Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para não exagerar e saber harmonizar o seu espaço.

O que é decoração monocromática?

Imagem: Blog Decorati

Esse estilo de decoração é composto essencialmente por várias tonalidades de uma cor só. Ou seja, você pode decorar o seu quarto de azul, mas diversificando os objetos e assessórios na mesma pigmentação dessa cor.

Agora que você já sabe o que é esse estilo de decoração, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a inovar o seu apartamento.

Comece em ambientes menores

Imagem: Decorfácil

Se você ainda não sabe como compor os objetos e móveis e nem qual cor utilizar, comece decorando um ambiente pequeno do seu apartamento, como o banheiro. Aposte em pequenos itens da mesma cor, como a saboneteira, toalhas, o cesto de lixo, e depois continue com os móveis maiores.

Pesquise sobre os significados das cores

Imagem: Quartinhos

Para ajudar a decidir qual cor é a certa, pesquise sobre qual o efeito que aquele tom traz para o local. Por exemplo, o amarelo transmite a sensação de diversão e alegria. É mais indicado para salas de estar, onde se reúne a família e amigos

A cor verde é boa para relaxar, tendo propriedades calmantes vindas da natureza. Combina em banheiros.

Imagem: Pinterest

Já o azul traz tranquilidade, calma e harmonia. Perfeito para usar no quarto.

Imagem: Pinterest

Use cores neutras para equilibrar a decoração monocromática

Imagem: Casa e festa

Para fazer uma decoração monocromática não precisa somente usar a cor escolhida em todos os detalhes, isso tornará o ambiente cansativo e monótomo. Use cores neutras, como branco, preto e bege para harmonizar a decoração.

Siga a Tibério no Instagram para mais conteúdo de decoração!