Dicas

Veja dicas de decoração para quartos pequenos

Dormitórios compactos são uma realidade para quem vive em apartamentos, por isso é importante saber valorizar o espaço com truques decorativos que não só transmitem sensação de amplitude como proporcionam conforto e tranquilidade.

Confira algumas dicas para decorar quartos compactos.

Móveis multifuncionais

São úteis porque podem ser usados para organizar objetos e armazenar artigos de decoração, favorecendo um melhor aproveitamento do ambiente e ocupando menos espaço que uma mobília convencional.

Cama

Assim como as demais mobílias, o ideal é que a cama também seja multifuncional para ajudar a otimizar o espaço.

Uma dica útil para apartamentos studio ou com 1 dormitório é usar uma cama com baú integrado – que possibilita guardar edredons, travesseiros, toalhas, entre outros objetos.

E para quem divide o quarto com mais de uma pessoa ou quer reservar um cantinho para receber visitas, invista em beliches ou acrescente um sofá-cama.

Use guarda-roupas com portas de correr

É o modelo mais indicado porque não abre para fora, de modo que pode ficar bem próximo à cama sem prejudicar a mobilidade.

E na hora de escolher o armário, dê preferência àqueles que possuem espelho na porta, dessa maneira você não precisa de uma parede livre para instalá-lo, Além de ser mais um truque que transmite sensação de amplitude.

Veja em seguida mais vantagens sobre o uso de espelhos.

Espelhos

Além de fazer o dormitório parecer maior, é ótimo para propagar a iluminação – seja natural ou artificial.

Esse recurso pode ser usado no armário, na parede ou na porta. Mas lembre-se de ter cuidado para não sobrecarregar o quarto com muitos espelhos e acabar criando uma composição desagradável.

Foto do quarto de casal do apartamento decorado do HomeClub Carrão| Tibério Construtora

Luminárias

Escolher uma iluminação apropriada para o quarto é fundamental porque influencia no clima e pode ajudar a aproveitar melhor a dimensão do quarto. Pensando nisso, invista em luminárias, pois têm a vantagem de serem suspensas.

Existem vários modelos que podem ser combinados com o estilo de decoração que você escolheu para o dormitório. Veja algumas opções.

Luminárias suspensas | Tibério Construtora

Fonte: Pinterest

Outra dica valiosa é usar luzes de tons quentes ou amareladas, pois dão sensação de aconchego. Evite as cores frias, deixando as apenas para os espaços de leitura.

Prateleiras e nichos

Prateleiras são uma ótima opção porque não ocupam espaço e podem ser usadas no lugar dos móveis, já que também tem capacidade para armazenar quadros, livros, vasos, entre outros artigos.

Os nichos têm a mesma função que as prateleiras, portanto são uma outra alternativa para organizar acessórios.

Foto do quarto infantil do apartamento decorado do HomeClub Guarulhosl Tibério Construtora

Transforme seu criado-mudo

É uma peça coringa que pode ter múltiplas funções, podendo ser usado como mesa de estudos e trabalho ou penteadeira.

Cores

Escolher a cor certa para o quarto pode influenciar no seu conforto e inclusive garantir uma boa noite de sono, portanto priorize tons neutros e claros nas paredes, como verde, azul e lilás.

Tonalidades mais fortes e vibrantes são indicadas apenas para objetos como cortinas, quadros e almofadas.

Aproveite essas sugestões para valorizar a dimensão do seu quarto, deixá-lo aconchegante e visualmente agradável.